Assalto

Organizações especializadas em roubo de cargas agem no MA

Treze suspeitos de assaltar caminhões dos Correios foram presos durante a Operação Postagem Noturna, da Polícia Federal; maconha foi apreendida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Polícia informou que os detidos fazem parte de uma organização criminosa interestadual especializada
Polícia informou que os detidos fazem parte de uma organização criminosa interestadual especializada (Polícia)

São Luís - O Maranhão é alvo de quadrilheiros especializados em roubo de carga. A Polícia Federal (PF) realizou ontem a Operação Postagem Noturna, nas cidades de Imperatriz, Açailândia e São Luís, que resultou na prisão de 13 pessoas suspeitas de cometerem esse tipo de crime. Ainda durante esse cerco policial, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão como também apreendidos dez quilos de maconha e dois quilos de cocaína.

A polícia informou que os detidos fazem parte de uma organização criminosa interestadual especializada em roubo de carga postal, que é transportada em caminhões da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Os mandados foram expedidas pela 1ª Vara Federal Civil e Criminal da SSJ de Imperatriz.

Um total de 70 policiais participaram da operação e, além de cumprirem a determinação judicial, ainda encontraram entorpecentes nas residências dos detidos. O material apreendido foi levado para a sede da Polícia Federal da cidade de Imperatriz e deve ser periciado no decorrer dos próximos dias. Enquanto, os detidos vão responder pelos crimes de roubo circunstanciado e organização criminosa.

Investigação

A polícia também informou que a investigação começou após identificar a atuação de uma organização criminosa na Região Tocantina e possui vários integrantes. Eles se dividem em subgrupos. Um deles são os executores diretos dos roubos, enquanto, outros responsáveis por prestar apoio logístico ao bando, com o fornecimento de armas de fogo e veículos automotores.

O modus operandi desses quadrilheiros, segundo a polícia, consiste em abordar os motoristas dos caminhões dos Correios, principalmente, no período da noite. As vítimas são rendidas dentro da cabine dos veículos com o objetivo de dificultar o reconhecimento dos participantes da ação criminosa.

Ainda segundo a polícia, dezenas de assaltos aos caminhões dos Correios ocorreram entre dezembro de 2019 a junho de 2020 nas estradas vicinais, localizadas nas proximidades das rodovias federais 010 e 222. Principalmente, nos trechos entre as cidades de Santa Inês, Açailândia e Imperatriz.

O nome da operação faz referência à ação dos criminosos quando da prática dos roubos de cargas dos Correios, em que os envolvidos abordavam as vítimas (motoristas dos Correios) nas rodovias federais para em seguida subtraírem as mercadorias postais, sendo que os objetos eram partilhados entre os comparsas e entregues aos demais beneficiários do esquema ainda na madrugada dos crimes.

Mais ocorrências

A Polícia Civil ainda ontem estava investigando um roubo de um caminhão, carregado de remédio, que ocorreu no último dia 17, na Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz. De acordo com a polícia, a carga está avaliada em torno de R$ 200 mil.

A vítima foi abordada quando fazia a primeira entrega. A polícia informou que o motorista, sob a mira de arma fogo, levou o veículo até a Avenida Caiçara onde foi deixado, enquanto, o caminhão encontrado horas após na zona rural de Imperatriz, mas, a carga tinha sido roubada.

Os policiais encontram um caminhão em um galpão alugado, no Jardim Tropical, nessa cidade, no dia 14 deste mês. Segundo a polícia, esse veículo tinha sido tomado de assalto no dia anterior, no interior do Pará, e estava carregado de alimentos. O crime contou com a participação de dois homens encapuzados. A vítima foi amarrada com fios de telefone e deixada em uma área de matagal.

Rastreio

A Polícia Civil deflagrou durante os dias 14 a 18 deste mês a Operação Rastreio, na cidade de Vitória do Mearim. No decorrer deste trabalho, foram recuperados cinco celulares roubados e ainda identificados acusados de cometer esse tipo de ação criminosa, inclusive, receptadores. Na capital, a polícia prendeu um foragido de Cuiabá e responde por roubo.

Número

13 mandados de prisão foram cumpridos durante o cerco da Polícia Federal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.