Covid-19

Filme aborda relação entre os hábitos de consumo e a pandemia

Filme de Vinicius Colé, "Eles estão Vendo", questiona qual futuro a sociedade deseja

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Imagem do filme "Eles estão Vendo"
Imagem do filme "Eles estão Vendo" (eles estão vendo)

São Paulo - "Uma sociedade que olha o caos com normalidade. Somos manequins do nosso próprio mundo". É com esta visão que Vinicius Colé apresenta seu filme "Eles estão Vendo", que acaba de estrear no canal Documentar, do cineasta documentarista Rapha Erichsen, o primeiro filme da série "Documentar Apresenta", no Youtube.

O filme traz provocações sobre os conceitos de realidade, consumo, produtividade e o combate ao novo coronavírus no Brasil. Como apresentado em sua sinopse, "pessoas que desrespeitam o coletivo e vivem em um mundo onde o consumo é a exploração da vida dos outros. O descaso, a incoerência, a falta de empatia, a morte. Que olhar eles - nós - têm sobre a gente?", pergunta.

Esta analogia entre manequins e seres humanos é apresentada durante todo o filme. Narrado por uma voz feminina - representada por Annie Sanseverino -, o curta coloca em xeque quem está olhando e de quem são aqueles pensamentos e voz.

"Esse filme foi a maior forma de eu me expressar no meio dessa pandemia. De esquecer um pouco o que estava acontecendo e conseguir me manifestar. Botar pra fora e conseguir dar um grito, um desabafo. Poder fazer uma crítica ao consumo desgovernado, ao governo, mas acima de tudo à maneira que a gente vive. Aquela notícia do drive thru no shopping, por exemplo, foi um golpe. Porque não é só o governo, somos todos nós", afirma Vinicius Colé, diretor do curta.

"Queremos dar espaço para novos trabalhos em nosso canal. Não se trata de um canal com um único dono. Nosso objetivo é se tornar uma comunidade de educação, opinião, debates e troca de ideias, um elo entre quem produz, assiste e pesquisa documentários", afirma Rapha Erichsen, cineasta documentarista e criador do canal.

Assista o trailer



Sobre Documentar
Com o objetivo de celebrar a arte do documentário e seu poder de transformação, o canal Documentar consiste em um espaço de conhecimento e dicas para quem assiste ou tem curiosidade em saber mais sobre este universo, por exemplo, para fazer um documentário. A iniciativa pretende criar uma cultura de valorização dos documentários para inspirar, educar e entreter a sociedade a partir deste gênero cinematográfico que tem ganhado cada vez mais audiência nos últimos anos. No canal, o público pode saber mais da história do documentário, ver tutoriais estilo "faça você mesmo", além de bate-papos com especialistas de diversas áreas (http://www.youtube.com/documentar).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.