Evento

Barreirinhas é confirmada como destino final do Rally dos Sertões 2020

O anúncio foi feito pelo diretor técnico da empresa organizadora, Edigar Fabre. Além de Barreirinhas outras cidades maranhenses serão contempladas no roteiro. Iniciativa terá apoio do Sebrae nos estados participantes, principalmente em ações com pequenos

Com informações do Sebrae Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Um dos portões de entrada para os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas faz parte do roteiro do Rally dos Sertões 2020
Um dos portões de entrada para os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas faz parte do roteiro do Rally dos Sertões 2020 (rally dos sertões)

SÃO LUÍS- A chegada do Rally dos Sertões de 2020 será em Barrerinhas. O anúncio foi feito em uma live na noite de quarta-feira (19). Na ocasião, foram divulgados os detalhes sobre a edição 2020 do Rally dos Sertões, o maior das Américas, que este ano será realizado entre 31 de outubro a 08 de novembro, com uma série de mudanças promovidas para adequar a competição aos novos protocolos sanitários de prevenção à pandemia de COVID-19.

Durante a live, o diretor técnico da empresa organizadora, Edigar Fabre, também detalhou sobre as etapas da prova e como se dará os novos protocolos do evento em tempos de pandemia.

O percurso sairá do autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu (São Paulo), e seguirá rumo ao Nordeste. A caravana de competidores passará pelos estados do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, entrando no Maranhão pelo território das Chapadas das Mesas, seguindo até Barreirinhas. Lá, o maior Rally

das Américas encontrará o maior deserto natural das Américas, com mais de 5 mil oásis com dunas e lagoas, encerrando a edição histórica em Barreirinhas, um dos portais de entrada da Rota das Emoções.

“Ficamos felizes de saber que o Maranhão não só foi incluído no roteiro de uma das maiores competições esportivas do mundo, como também foi escolhido para encerrar a edição histórica de 2020. Acompanhamos de perto os desafios que os pequenos negócios, especialmente os de turismo, tem enfrentado durante essa pandemia. E saber que uma iniciativa como essa foi mantida e carrega entre seus propósitos ações sociais que incluem os pequenos negócios e produtores rurais locais, nos faz querer participar e dar a nossa contribuição também à iniciativa”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Eixos

Segundo o CEO do Rally, Joaquim Monteiro, o evento é sempre construído a partir de 03 pilares: esporte, turismo e social. “Infelizmente, esse ano, tivemos que cancelar a dimensão turismo do projeto, porque os parques e cachoeiras estão fechados, as empresas ainda estão se adequando. Por outro lado, vamos turbinar a dimensão social, comprando cestas básicas de pequenos negócios e produtores rurais locais, e distribuindo localmente também, fazendo com que o dinheiro circule nas comunidades”, explicou o CEO, que acrescentou que a iniciativa de ampliar o uso de telemedicina para atendimento das comunidades será intensificado.

Outra mudança anunciada é a forma de cumprir o percurso da competição. Os competidores avançarão no percurso em “bolhas”, onde serão montadas estruturas tipo vilas para receber e hospedar os competidores, em locais isolados, para evitar o contato com as cidades ao longo da trilha. “Os competidores estarão sempre se deslocando do nada para lugar nenhum, e as vilas em formato de bolhas, serão isoladas, não permitindo que os competidores saiam ou que visitantes locais acessem a área das vilas”, detalhou.

Maranhão

A chegada da caravana do Rally dos Sertões ao Maranhão está prevista para o dia 06 de novembro, pelo sul do estado. De lá, os competidores e expedicionários seguem até chegarem a Barreirinhas, onde a competição será encerrada. “Será uma chegada apoteótica”, promete o diretor técnico do Rally, Edigar Fabre.

“O Sebrae Maranhão vem atuando junto a organização do evento já algum tempo de forma a apoiar a iniciativa, promovendo as articulações necessárias para viabilizar a inclusão dos pequenos negócios das regiões onde o rally vai passar, além de toda a exposição dos nossos destinos aos centenas de competidores e expedicionários, que pode ser revertido futuramente também para os pequenos negócios da cadeia do turismo local” A oficialização de boa parte do rally no território maranhense e a chegada em Barreirinhas, vem em tempo oportuno, divulgando o Maranhão e o destino Rota das Emoções nesse momento de retomada do turismo”, acredita o coordenador de Turismo no Sebrae Maranhão e coordenador estadual da Rota das Emoções nos estados do MA, PI e CE, Luís Walter Muniz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.