Crítico

Baixa no estoque de sangue incentiva campanha de doação

Com a pandemia, todas as regiões apresentaram queda em mais de 50% do número de doadores; o estoque mínimo é de aproximadamente 300 bolsas diárias por hemocentro

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Doação de sangue está em baixa nos hemocentros do Maranhão
Doação de sangue está em baixa nos hemocentros do Maranhão (hemomar)

São Luís – A pandemia afetou muitos setores e o estoque de sangue foi um deles. Devido as medidas de prevenção contra a Covid-19 e a quantidade de casos pelo país, o número de doações diminuiu, deixando o estoque de sangue em todos os centros do Maranhão abaixo de 50%. Para mudar o cenário, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) tem reforçado a sensibilização de novos doadores, para aumentar o estoque de bolsas de sangue.

“A pandemia teve vários efeitos no sistema de saúde, e talvez um dos que a gente mais tenha sentido tenha sido a diminuição da doação de sangue nos hemonúcleos. Isso não aconteceu só no Maranhão, mas no Brasil como um todo. As pessoas ficaram com receio de sair de casa e nossos estoques de sangue caíram muito”, explicou o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Para atender a demanda da região metropolitana, o Hemomar precisa de 280 a 300 doadores diários. No interior do estado, os Hemonúcleos localizados nas cidades de Imperatriz, Caxias, Balsas e Santa Inês, necessitam, juntos, de 180 doadores por dia. Já os polos de Pinheiro, Pedreiras e Codó têm a necessidade de 30 doadores por dia, em cada localidade.

As bolsas de sangue são destinadas a pacientes que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos, cirurgias e partos. Com o retorno das cirurgias eletivas, as demandas do estoque de sangue voltaram a aumentar. Deste modo, a prerrogativa para as bolsas de sangue depende unicamente do tratamento ou intervenção a que se submete o paciente.

“Estamos tentando incentivar instituições, tanto públicas quanto privadas, a virem fazer doação. Temos também um grande número de doações de igrejas e números de WhatsApp para facilita o processo de doação. Estamos na busca de mais doadores, pois nosso estoque está bem crítico. Por dia, estamos recebendo menos de 100 bolsas, quando o ideal seriam 300 doações diárias em São Luís. Já nos interiores, devido a pandemia, o estoque está mais crítico ainda, com apenas 15 bolsas por dia”. Conta Plínia Romênia, diretora da Hemorrede.

De acordo com informações cedidas ao O Estado no dia 22 de julho, a Sala de Coleta fica cheia de doadores somente quando aparecem grupos de algumas instituições e empresas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hemomar, em São Luís, recebeu 13.183 doações no período de 1º de março a 21 de julho, sendo 70% destas doações provenientes de indivíduos do sexo masculino.

Personagem da notícia
Fabrício Menezes, entregador ferroviário, fez sua primeira doação de sangue na última terça-feira (18) para sua tia, que operaria o fêmur. Ele conta que apesar de ser a primeira vez, já está se preparando para outras doações, pois o caso de sua tia o alertou para a importância da doação. “Minha tia fraturou o fêmur e estava precisando de sangue. Vim pois sabia que o estoque estava baixo e minha tia precisava, e agora vou vir mais vezes. Sempre quis doar, mas ficava adiando, só que nós precisamos ir mesmo, pois uma hora até nós mesmos podemos precisar de sangue. Quando as pessoas se conscientizarem que doando e mantendo o estoque cheio eles vão ajudar a si mesmo, as doações serão mais frequentes”, conta.

Coleta
Cada tubo de sangue arrecadado é distribuído para laboratórios diferentes, para finalidades diversas, como detecção de sífilis, anemia falciforme ou tipagem sanguínea. Os sangues que não dão positivos para sorologia vão para o estoque de doação.

Além disso, o doador passa por uma Triagem Clínica, que é feita por um médico ou enfermeiro. Nesse momento, ocorre a anamnese, que é a entrevista realizada pelo profissional de saúde durante a realização da consulta. São feitas perguntas relacionadas a sintomas típicos do novo coronavírus ou gripais, como etapa essencial antes da coleta.

Caso o doador alegue sintomas como dor de cabeça, irritação na garganta, febre, coriza, ou algo relacionado ao resfriado e gripe, ele não poderá fazer a doação do sangue.

Números para agendamentos
O Hemomar disponibilizou o serviço de WhatsApp para agendamento de coleta e transporte dos candidatos à doação durante a pandemia.

São Luís: (98) 9162-3334 (WhatsApp)
Balsas: (99) 3541-5666 (ligação)
Caxias: (99) 99164-0230 (ligação)
Codó: (99) 98144-0081 (ligação)
Imperatriz: (99) 9178-2541 (WhatsApp)
Pedreiras: (99) 98152-2444 (ligação)
Pinheiro: (98) 98526-8926 (ligação)
Santa Inês: (98) 99169-8710 (WhatsApp e ligação)

SAIBA MAIS

Para doar

Para doar sangue, a pessoa precisar estar bem de saúde, pesar acima de 50kg, não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao procedimento e ter entre 16 a 69 anos. O doador deve levar um documento de identificação oficial com foto. Ademais, é importante dormir bem nas últimas 24 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, é importante que:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
A pessoa será impedida de doar caso:

Seja detectado evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

  • Tenha feito o uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Possua malária;
  • Tenha passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade.

Cuidados

  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.