Iniciativa

Professores da UFMA assumem coordenação de grupo estadual do programa Rede Amazônia

A ideia do programa é promover uma rede de ensino, pesquisa e extensão que trabalhará até 2021

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(UFMA)

São Luís – Na manhã desta segunda-feira, 17, em videoconferência, foi apresentado e aberto oficialmente o grupo estadual no Maranhão do programa Rede Amazônia: Morar, Conviver e Preservar, que é coordenado de forma local, pelo professor do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e docente do Mestrado em Cartografia Social e Desenvolvimento da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Protásio Cezar dos Santos, com apoio do respectivo subcoordenador do projeto no Maranhão, o professor do curso de Turismo Saulo Ribeiro dos Santos, além do supervisor do Polo Maranhão do programa, o geógrafo da Universidade Federal do Pará Cleilson Costa.

A iniciativa é da Comissão de Regularização da Universidade Federal do Pará (UFPA), e da Secretaria Nacional de Habitação (MDR), que estão chamando várias universidades federais da Amazônia Legal para compor os estudos e as ações do projeto. Além da UFMA, o programa foi aberto em Roraima e Amapá, com videoconferência já marcada para essa sexta-feira, 21, com representantes das universidades do Amazonas, e, na próxima semana, a membros do Tocantins. A reunião também contou com a presença de Natalino Salgado, reitor da UFMA, e do reitor da UEMA, Gustvao Costa.

Entre os planos da rede, estão a formação de um ambiente virtual de compartilhamento de experiências, um laboratório de inovação em regularização fundiária e prevenção de conflitos, o estabelecimento de três polos regionais que disseminarão as iniciativas da rede, criar nove grupos estaduais de pesquisa e assistência técnica multiprofissional e desenvolver 17 subpolos de ações em sedes municipais consolidadas em área da União, transferidas aos municípios pelo Programa Federal Terra Legal. A ideia do programa é promover uma rede de ensino, pesquisa e extensão que trabalhará até 2021 com inovação, capacitação e assistência técnica em regularização fundiária urbana e prevenção de conflitos nos nove estados da Amazônia Legal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.