Cerco no trânsito

Lei Seca: 669 veículos abordados em ações na Grande Ilha, neste mês

Incursões já foram realizadas em diversos pontos da região metropolitana para combater o uso de álcool e direção veicular; segundo a SSP, ocorreram oito mortes em acidentes de trânsito em julho

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

[e-s001]São Luís - Um total de 669 abordagens a veículos, 613 testes de etilômetro (bafômetro) e 20 autos de infração lavrados para condutores que dirigiam sob a influência de álcool. Este é o resultado das quatro edições da Operação Lei Seca, já realizadas ao longo deste mês, principalmente nos fins de semana, na Grande Ilha, pela equipe do Detran-MA, com apoio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV). O trabalho tem como objetivo combater a combinação álcool e direção veicular, garantindo mais segurança no trânsito. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que no mês passado oito pessoas perderam a vida em acidente de trânsito na Região Metropolitana de São Luís, e, nas primeiras duas semanas deste mês, já houve registro de quatro óbitos.

A última edição da Operação Lei Seca ocorreu no dia 16, quando 106 veículos foram abordados, 103 exames de etilômetro foram realizados, houve três recusas de teste e sete condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.

No sábado, 15, a operação se concentrou na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Segundo o relatório da Divisão de Estatística do Detran-MA, no decorrer deste cerco foram abordados 92 veículos, realizados 81 testes do etilômetro, houve 11 recusas e foram lavrados cinco autos de infração a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

O educador de trânsito do Detran-MA Fábio Assunção frisou que as blitze realizadas durante o período da pandemia da Covid-19 seguem todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. “Os servidores do Detran-MA e os policiais que participam da blitz usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e estão respeitando o distanciamento”, garantiu.

No dia 8, a ação se estendeu para Avenida 203 da Cidade Operária, nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Durante este trabalho 186 veículos foram abordados, 153 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro ainda houve o registro de 33 recusas e sete autos lavrados a motoristas, que estavam sob efeito de bebida alcoólica.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, ressaltou que esse trabalho é feito com o apoio da BPRV da Polícia Militar. “A nossa intenção é mostrar para o condutor que também é responsável por manter a paz e a harmonia no trânsito e que a sua atitude pode salvar vidas”, contou Rositânia de Farias.

A operação também foi realizada no dia 4, na Avenida de La Touche, e, segundo a Divisão de Estatística do Detran-MA, 137 veículos foram abordados, realizados ainda 134 testes do etilômetro e registradas três recusas ao teste. A assistente de Trânsito do Detran-MA, Ellen Oliveira, que coordenou esse trabalho, disse que está havendo uma mudança positiva no comportamento dos condutores. “A maior parte da população apoia as ações de conscientização sobre a importância de diminuirmos os riscos na malha viária”, declarou.

Já, a primeira edição da operação deste mês ocorreu no último dia 2 e teve como ponto base a região da Ponta d’Areia. Um total de 148 veículos foram abordados, realizados 139 testes de etilômetro e uma pessoa foi autuada por conduzir carro sob efeito de álcool.

[e-s001]Mais ações
Além da Operação Lei Seca, também foi realizada a Operação Posto Seguro, no último dia 15, em parceria com o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) e a Vigilância Sanitária.

Durante o trabalho foram observados se os bares, restaurantes e conveniências de posto de combustível estavam respeitando o distanciamento entre mesas, para impedir a aglomeração de pessoas e se havia fornecimento de sacos plásticos para guardar máscaras e acesso ao álcool em gel. Um dos restaurantes foi autuado, e um bar, que fica na Avenida dos Holandeses, foi interditado por não cumprir o protocolo de segurança contra a Covid 19.

No domingo, 16, a equipe do Detran-MA realizou o projeto “Direção certa, mais que um papo de bar”, na praia do Meio, com o objetivo de conscientizar os banhistas sobre o perigo de conduzir veículo sobre efeito de bebida alcoólica.

Cerco na praia
Um grande cerco foi realizado no domingo, 15, pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), Corpo de Bombeiros Militares (CBMMA) e policiais militares (PM) na Praia do Meio, com objetivo de evitar aglomerações de pessoas, festas, como também o consumo de bebida alcoólica e drogas.

Sete veículos foram recolhidos por estarem com som automotivo acima do permitido nesse local.

SAIBA MAIS

Recusar fazer o teste também é uma infração: De acordo com Art. 265ª, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for abordado na fiscalização, apresentando ou não sinais de embriaguez, e se recuse a fazer o teste do etilômetro, comete infração gravíssima e está sujeito à multa de até R$ 2.934,70, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode ser suspensa, por até um ano, e o veículo retido até que outro condutor habilitado se apresente. Em caso de reincidência o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa.

Operação Lei Seca/agosto

Dia 16: o cerco resultou em 106 abordagens a veículos, 103 testes do etilômetro, três recusas e 7 condutores autuados por dirigir sob efeito de bebida alcoólica.

Dia 15: concentrou na Avenida dos Holandeses e foram abordados 92 veículos, realizados 81 testes do etilômetro, houve 11 recusas e foram lavrados cinco autos de infração a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

Dia 8: o cerco foi realizado na Avenida dos Holandeses e Cidade Operária e tendo como resultado 186 veículos foram abordados, 153 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro, houve o registro de 33 recusas e sete autos lavrados a motoristas embriagados.

Dia 4: operação teve como ponto base a Avenida de La Touche, e 137 veículos foram abordados, realizados ainda 134 testes do etilômetro e registradas três recusas ao teste.

Dia 2: o trabalho se concentrou na região da Ponta d’Areia e um total de 148 veículos foram abordados, realizados 139 testes do etilômetro e uma pessoa foi autuada por conduzir carro sob efeito de álcool.

NÚMEROS

669 abordagens a veículos já foram realizadas durante as quatro edições da Operação Lei Seca na Grande Ilha

20 autos de infração a condutores, que dirigiam sob a influência de álcool, foram lavrados durante os cercos da Lei Seca neste mês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.