Eleições 2020

Em site, Flávio Dino nega afastamento entre PT e PCdoB

Ao blog do jornalista Matheus Leitão, no site da revista Veja, governador do Maranhão diz se tratar de tática eleitoral do PCdoB para passar pelas cláusulas de desempenho

Carla Lima/Editora de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Interessado na aliança com o PT em São Luís, Rubens Júnior divulga nas redes sociais notícias com declarações de Flávio Dino
Interessado na aliança com o PT em São Luís, Rubens Júnior divulga nas redes sociais notícias com declarações de Flávio Dino (Flávio Dino)

O site da revista Veja traz declarações do governador Flávio Dino sobre a relação de seu partido, o PCdoB, com o PT nas eleições municipais. Ao blog do jornalista Matheus Leitão, no site da revista, o governador do Maranhão considerou estratégia eleitoral o lançamento de candidaturas pelas duas legendas que passam a ser concorrentes em algumas cidades.

Segundo o que declarou Dino, o PCdoB usa uma tática eleitoral para conseguir passar pelas cláusulas de desempenho, que são regras para os partidos terem acesso a fundo partidário e também tempo de televisão.

"Acho que é mais uma questão contingencial do que uma tendência. Eu não vejo esse afastamento, é tática eleitoral, eu te diria assim. Eu acho que é uma tática eleitoral do PCdoB para passar a cláusula de barreira", afirmou Flávio Dino.

Vale lembrar que o PCdoB nas eleições de 2018 não conseguiu alcançar as cláusulas de desempenho e para continuar existindo conseguiu fazer a fusão com o PL.

Aliança

Para Flávio Dino, nas eleições de 2022, o mais provável é quer o PT e PCdoB retomem a aliança. “Para 2022, já vejo o contrário. Acho que em 2021 volta a aglutinação dos partidos”, afirmou o comunista.

Entre as cidades que o PT vem tendo divergência com o PCdoB e não fechando aliança está São Paulo. Na capital, o PT lançou Jilmar Tatto e o PCdoB tem o deputado Orlando Silva, que não vem poupando críticas aos petistas.

Em São Luís, a direção municipal do PT garante que a aliança com os comunistas acontecerá. O partido deve apoiar o pré-candidato do PCdoB, Rubens Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.