Energia elétrica

Linhas de transmissão e subestação de energia entregues no estado

Com 203 quilômetros de extensão, empreendimento construído pela EDP recebeu investimento total de R$ 182 milhões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Subestação em Coelho Neto integrou as obras do empreendimento de energia elétrica no Maranhão
Subestação em Coelho Neto integrou as obras do empreendimento de energia elétrica no Maranhão (energia)

São Luís - As obras da linha de transmissão (LT) de 230 KV - SE Miranda II/SE Chapadinha II, que integra o Lote 11 do Leilão Aneel n.º 005/2016, foram concluídas pela EDP. Com isso, a Companhia antecipou em 12 meses o início de operação deste trecho do empreendimento.

O Lote 11 é composto de duas linhas de transmissão que totalizam 203 quilômetros de extensão. O primeiro trecho, a LT de 230 KV - SE Coelho Neto/SE Chapadinha II, com 74 quilômetros de extensão, já estava em operação comercial desde janeiro deste ano, com 19 meses de antecipação em relação ao calendário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto, que ainda contemplou a ampliação das subestações de energia de Miranda do Norte e Coelho Neto, recebeu investimento de R$ 182 milhões e gerou 1.100 empregos diretos durante a construção.

Esse lote beneficia os municípios de Miranda do Norte, Matão do Norte, Cantanhede, Pirapemas, Vargem Grande, Chapadinha e Coelho Neto, buscando a melhoria do suprimento de energia elétrica nas regiões nordeste do Maranhão e noroeste do Piauí.

"A conclusão do Lote 11 consolida a trajetória de excelência da EDP na entrega de grandes projetos. É uma obra que reforça a confiabilidade do sistema elétrico nacional e representa uma infraestrutura fundamental para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico do Nordeste brasileiro", destaca Luiz Otávio Henriques, vice-presidente de Geração, Transmissão e Comercialização da EDP.

Ainda no Maranhão, a EDP também é responsável pela implementação de outro projeto de Transmissão, o Lote 7 do Leilão Aneel n.º 005/2016, que recebeu licença de instalação em julho de 2019. Arrematado em 2016, o lote 7 é composto por 127 quilômetros de linhas e de uma nova subestação de energia em São Luís (SE São Luís IV). Neste caso, o projeto tem como objetivo aumentar o suprimento de energia elétrica no norte do Estado, em especial da região metropolitana de São Luís.

Entregas antecipadas

Mais

Com a conclusão do Lote 11, a EDP mantém seu histórico de entregas antecipadas frente ao calendário estipulado pela Aneel. Para isso, a companhia contou com o conhecimento e excelência na entrega de grandes projetos e com sua experiência na área das redes reguladas, na qual o Grupo concentra, atualmente, a maioria dos seus investimentos de crescimento. Também merecem destaque o comprometimento dos fornecedores envolvidos, o rigoroso acompanhamento do cronograma e a competente condução do processo de licenciamento ambiental pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema).


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.