Pandemia

Detran realiza Operação Posto Seguro e Blitz da Lei Seca em SL

Um dos restaurantes foi autuado e um bar, que fica na Avenida dos Holandeses, foi interditado por não cumprir o protocolo de segurança contra a Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Equipe durante fiscalização na noite deste sábado em São Luís
Equipe durante fiscalização na noite deste sábado em São Luís (Detran-MA / Operação Lei Seca / pandemia / codiv-19)

SÃO LUÍS - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Vigilância Sanitária e Batalhão da Polícia Militar Rodoviária do Maranhão (BPRV), segue realizando ações da “Operação Posto Seguro” em bares, restaurantes e conveniências de postos de gasolina, com o objetivo de coibir o consumo de álcool por condutores e verificar se os protocolos sanitários contra a Covid-19 estão sendo cumpridos pelos estabelecimentos.

No sábado (15), o Detran-MA acompanhou os agentes da Vigilância Sanitária e do Procon/MA durante a fiscalização em dois restaurantes e um bar da região do Calhau. Os agentes observaram se os estabelecimentos estavam respeitando o distanciamento entre mesas para impedir a aglomeração de pessoas, se havia fornecimento de sacos plásticos para guardar máscaras e acesso ao álcool em gel. Um dos restaurantes foi autuado e um bar, que fica na Avenida dos Holandeses, foi interditado por não cumprir o protocolo de segurança contra a Covid-19.

O chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou a Operação “Posto Seguro” pelo Departamento, afirmou que a atuação de diversos órgãos de maneira coordenada tem impacto positivo na sociedade. “Cada um desses parceiros que participam dessa ação tem um objetivo final que é salvar vidas, seja no trânsito ou com atitudes que impeçam a propagação do coronavírus”, declarou.

A técnica de fiscalização Erika Tereshkova, que estava coordenando a equipe da Vigilância Sanitária, destacou a importância da ação conjunta na fiscalização. “A participação do Detran-MA, assim como da PM e do Procon/MA, é importante porque contribui para que a fiscalização tenha um efeito mais impactante no sentido de conscientizar os donos de estabelecimentos e os frequentadores”, explicou.

Lei Seca

A ação também contou com a realização de uma blitz da “Operação Lei Seca” na Avenida dos Holandeses, onde, segundo o relatório da Divisão de Estatística do Detran-MA, foram abordados 92 veículos e realizados 81 testes do etilômetro. Houve 11 recusas e foram lavrados cinco autos de infração a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

O educador de trânsito do Detran-MA, Fábio Assunção, que coordenou a ação, ressaltou que as blitzen realizadas durante o período da pandemia da Covid-19, seguem todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. “Os servidores do Detran-MA e os policiais que participam das blitzen usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e estão respeitando o distanciamento”, destacou.

Para a engenheira de produção Adriana Correa, que foi abordada na blitz, a iniciativa traz mais segurança para o trânsito. “As blitzen da Lei Seca que o Detran-MA realiza pela cidade ajudam a evitar acidentes e, também, promovem a conscientização da população”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.