Literatura

Conto de Guimarães Rosa em audiolivro

Tocalivros e Global Editora lançam um dos clássicos da literatura nacional do maior escritor pós-modernista brasileiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Obra de Guimarães Rosa disponibilizada em audiolivro
Obra de Guimarães Rosa disponibilizada em audiolivro (guimarães rosa)

SÃO PAULO- Mitológico, regionalista, singular, inovador. João Guimarães Rosa dispensa apresentações. Sua obra e a sua reinvenção conseguiu ultrapassar as fronteiras das palavras que seguem vivas – mesmo depois de tanto tempo – no imaginário da narrativa do povo brasileiro. Nas bibliotecas, nas escolas, entre os leitores e, agora, também em ondas sonoras. A iniciativa de transformar as conversas do sertão sem fim em áudios é da Tocalivros, empresa brasileira que converte bibliotecas inteiras em megabites.

O mais novo lançamento da Tocalivros, em parceria com a Global Editora, é “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, conto que encerra a obra “Sagarana” publicada em 1965 pelo mais importante escritor do pós-modernismo brasileiro. Nhô Augusto ganha vida na voz do ator Rubens Caribé, conhecido admirador da obra do romancista.

O personagem, que é a perfeita síntese do mandonismo local, vive o dilema universal entre o bem e o mal em um enredo surpreendente construído por Guimarães Rosa, que reflete sobre instintos, costumes e, claro, os dilemas da vida. Um dos maiores clássicos da literatura brasileira disponível onde e quando quiser na palma da mão e nos fones de ouvido.

A produção do audiolivro, desde os primeiros contatos com a editora até as horas incansáveis em estúdio de gravação, durou cerca de dois meses. No final, as 56 páginas do conto se transformaram em 2h10min de uma imersão literária e profunda experiência na obra de Guimarães Rosa – tanto para os leitores mais exigentes até para os que pretendem iniciar o contato com o autor.

“Houve um processo de leitura, entendimento do texto, pesquisa sobre a dialética e musicais, além, claro, da gravação, mixagem, masterização até o resultado final. Para nós, uma grande honra transformar essa importante obra em algo acessível a todos”, relata Clayton Heringer, produtor artístico da Tocalivros.

O audiolivro “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, que também conta com a narração de Priscila Scholz, está disponível no aplicativo da Tocalivros, em iOS e Android na Apple Store e no Google Play. Além do site www.tocalivros.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.