Trabalho

Organização é quesito imprescindível para sucesso do home office

Pesquisa aponta que cerca de 85% dos executivos no Brasil enxergam mais vantagens do que desvantagens no trabalho remoto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Trabalho remoto, também chamado de home office ou de teletrabalho, essencial neste período
Trabalho remoto, também chamado de home office ou de teletrabalho, essencial neste período (trabalho remoto)

SÃO PAULO - O trabalho remoto, também chamado de home office ou de teletrabalho, uma tendência já comum para boa parte das pessoas, foi imposto às pressas pela pandemia do Covid-19. Há aproximadamente 5 meses, boa parte dos trabalhadores que exercem funções que podem ser realizadas à distância, estão produzindo de suas casas. Aparentemente, o fim do isolamento social não significará o fim dessa modalidade de trabalho para muita gente. Muito pelo contrário!

Algumas empresas já estenderam o trabalho remoto até o final do ano e outras decidiram migrar de vez para o formato à distância. Outras planejam voltar à medida em que a crise sanitária melhorar, mas com flexibilização. Mesclar o trabalho presencial e o home office deverá ser comum no cenário corporativo pós-pandemia.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Cushman & Wakefield aponta que cerca de 85% dos executivos no Brasil enxergam mais vantagens do que desvantagens no trabalho remoto. Além disso, 73,8% das empresas pretendem adotar o sistema home office de alguma forma após a pandemia. Pelo levantamento, 42,6% das empresas nunca tinham adotado qualquer prática de home office antes do isolamento social. Com uma teórica redução nos gastos, 29,5% dos executivos que participaram da pesquisa indicaram que a empresa deve se mudar para um espaço menor devido ao sucesso do home office e 15,6% devem adotar a mudança por questões financeiras e desdobramentos da pandemia.

Para Beth Mariano, especialista em liderança e gestão de pessoas e equipes e sócia da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar especializada em gestão de negócios, a organização é um dos pilares mais importantes para o sucesso do home office. A especialista explica que tudo deve começar pela mesa de trabalho. Na sua visão, a mesa desorganizada é apenas uma das consequências em evidência e pode provocar a perda de produtividade e impactar no resultado das atividades. A especialista explica que uma mesa desorganizada contribui para elevação do nível de stress e da ansiedade, que pode provocar, ainda, problemas de sono, dores lombares, problemas de apetite, etc.

A profissional alerta ser importante pensar no trabalho como um todo. Definitivamente, uma pessoa mais organizada inspira e transmite mais credibilidade e comprometimento com a qualidade. Além disso, o tempo e a energia que a pessoa desorganizada perde procurando materiais e informações para dar sequência na execução das tarefas pode ser crucial em determinados momentos. Documentos espalhados no meio de relatórios, por exemplo, com certeza favorecem a perda de algo importante. Além disso, a especialista explica que a desorganização pode estar também na forma de trabalhar, na organização do dia-a-dia, no cumprimento de prazos, etc.

Beth Mariano explica que para o home office ser assertivo e de sucesso, as pessoas devem saber aproveitar as facilidades da era digital. Uma dica é utilizar ferramentas, aplicativos, programas que não só eliminam os papeis, como também ajudam a pensar de maneira mais sistematizada todos os processos, atividades e gerenciamento de equipes.

A especialista criou uma lista com dicas para ser mais organizado e, consequentemente, obter mais sucesso no trabalho remoto. ​São as seguintes:

- Deixa tudo que você utiliza frequentemente a mão. Assim, defina os documentos e objetos segundo a frequência de utilização deixando por perto o que usamos muito e arquivamos aquilo que raramente usamos;
- Pensar na sua mesa como uma ferramenta de trabalho facilita - e muito - a organização. - Enfeites e porta-retratos devem ficar de fora ou em prateleiras. Devemos sistematizar os objetos de maneira produtiva;
- Cada coisa em seu lugar. Identifique gavetas, prateleiras, porta-treco, porta-lápis. As coisas sempre devem ter o seu lugar de retornar;
- Utilize programas e aplicativos que facilitem o fluxo de trabalho. Tenha uma agenda pessoal com suas tarefas e, se possível, uma agenda compartilhada com a sua equipe para que todos saibam no que você está focado, evitando muitas interrupções;
- Qualifique suas caixas de e-mails por assuntos e departamentos. Compartilhe com seus pares. Assim, quando for tratar de assuntos da contabilidade os e-mails devem indicar “contabilidade – (assunto)”. Ao consultar sua caixa de e-mail você irá resolver todos os problemas de contabilidade de uma única vez;
- Pode também eleger um caixa de entrada especial. Ali você recebe todos os documentos, relatórios e materiais que chegam. Ao longo do dia, processa cada item e verifica o que deve ser arquivado, o que dever ser visto depois e já agenda quando e quanto tempo, o que deve ser descartado, o que deve ser enviado a outras pessoas ou clientes. Desta forma você cria uma rotina e não deixa acumular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.