Estado Maior

Constrangeu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A declaração, em nota institucional do Palácio dos Leões, de neutralidade do governador Flávio Dino na eleição municipal de São Luís, deixou o deputado federal e pré-candidato a prefeito, Rubens Júnior, constrangido.

Rubens Júnior é do PCdoB, mesmo partido do governador do Maranhão, e guardava a expectativa de um posicionamento decisivo do chefe do Executivo em relação ao pleito eleitoral.

Com posicionamento ainda tímido e ocupando as últimas posições nas pesquisas de intenção de votos, Rubens vem apostando nas redes sociais e na imagem de Dino, e do ex-presidente Lula (PT), na tentativa de chamar a atenção do eleitorado ao seu projeto de poder na capital.

Mas, com a ausência de Dino no seu palanque, ficou desapontado. Nos bastidores, a informação é de que ele contava com uma posição decisiva do comunista para a
“decolagem” de sua pré-candidatura em São Luís, afinal, ambos são do mesmo partido político.

O constrangimento de Rubens também se deu pelo fortalecimento - nesse caso -, da tese de existência de um consórcio de pré-candidatos do Palácio dos Leões.

Ora, são oito os pré-candidatos filiados a partidos do grupo político e da base de apoio do chefe do Executivo, que agora recorre à neutralidade na disputa.

É óbvio que Dino quer evitar uma derrota na capital. E também é óbvio que ele concentra, para isso, interesse em cada um dos pré-candidatos do seu grupo.

O que não parece óbvio, em todo esse contexto, é a aparente surpresa de Rubens Júnior.

Detergente
Uma declaração curiosa e forte de Rubens Júnior, no início do mês do agosto e que chamou a atenção, foi a respeito da neutralidade na política.

Na ocasião, ele criticou esse tipo de postura, e publicou um vídeo sobre o seu voto na Câmara Federal contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Quem é neutro é detergente! Sempre tive lado na vida. E é nessas horas decisivas que a gente pode provar isso. Tamo junto, "meu presidente", eheh”, escreveu. Foi um desabafo?

Novo comando
O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem novo superintendente no Maranhão.

Foi nomeado para o posto pela ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Saller Bittencourt Trovão.

Ele já atuou na Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal) e chega para substituir Orlando Antônio Bertrand Júnior. Mesmo com a mudança, contudo, o órgão segue sob o controle do grupo do deputado Josimar de Maranhãozinho (PL).

Mais uma vítima
O prefeito de Paraibano, José Hélio Pereira de Sousa, o Zé Hélio (PT), morreu na manhã de sexta-feira (14) por complicações da Covid-19.

Ele estava num hospital situado no interior do estado, chegou a ser transferido para a capital, mas não resistiu ao agravamento da doença.

Zé Hélio tinha 55 anos de idade e havia sido eleito em 2016 com quase 57% dos votos. Com a sua morte, quem assume a máquina em Paraibano é o vice-prefeito, Chico do Zé.

Solta o som
Os bons e velhos “um banquinho e um violão” estão de volta. Por decretodo governo do estado, a partir deste sábado estão autorizadas as apresentações musicais ao vivo em bares, restaurantes, praças de alimentação, galerias e shoppins.

O critério para a volta é a “formação instrumental e vocal”, com, no máximo, duas pessoas (voz e violão; voz e teclado; violão e percussão, ou formato similar).Agora é esperar para ver se as regras serão cumpridas à risca, e se a fiscalização vai atuar com rigor para coibir aglomerações e outros excessos..

Grande, Napô
Ele nos deixou na semana passada. Jornalista, escritor e um autêntico “maranhense-francês”. Napoleão Saboia.

Intelectual, gente de uma “conversa gostosa”, respeitadíssimo como profissional no Brasil e na França e de uma visão aguçada sobre política como poucos.

Napô tinha uma voz desconcertante e charmosa. Um sorriso aberto como a sua marca. Era amigo de verdade, dizem os seus. Não será esquecido.

DE OLHO

R$ 7.275.463,97 É O VALOR do contrato da SES com a Módulo Engenharia, publicado no Diário Oficial do Estado.

Força Federal
Em sessão administrativa, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou por unanimidade o pedido de força federal a 98 municípios maranhenses para as eleições de 2020.

O pedido, que será encaminhado primeiramente para conhecimento do Governo do Estado, e depois para autorização por parte do Tribunal Superior Eleitoral, foi apresentado pelo corregedor regional eleitoral, desembargador José Joaquim Figueiredo, relator do processo.

No seu voto, o desembargador, após consulta às zonas eleitorais e análise de alguns setores do Tribunal, definiu que 98 municípios, de 67 zonas eleitorais,
precisam do suporte.

E MAIS

• Sem espaço junto à cúpula nacional do PT, o deputado estadual Zé Inácio deve abrir mão de pré-candidatura em favor da aliança PT/PCdoB em São Luís.

• Weverton Rocha trabalha para fortalecer a pré-candidatura de Neto Evangelista e o seu projeto pessoal para chegar ao Palácio dos Leões em 2022.

• Carlos Brandão, que tem o mesmo objetivo, por outro lado, investe em Duarte Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.