Artigo

A democracia é regime político do povo

José Carlos Sousa Silva, Membro da Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A Democracia é regime político em que há autodeterminação e soberania do povo, que, por sua maioria e em sufrágio universal, escolhe livremente os seus representantes políticos.

A Democracia não é do nada nem para o nada. É do povo, para o povo e pelo povo deve ser bem administrada e com apoio completo na legitimidade e na legalidade no exercício do poder político, cujo titular único e importante é o povo.

O filósofo Plantão assim sempre ensinou: “A democracia divide-se em liberal e social. A República é a sua realização”.

República é uma das formas de organização política do Estado, onde o povo tem soberania e elege, diretamente, os seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo, que, no país inteiro, devem ser dirigidos e completamente exercidos, nas suas atribuições constitucionais, em benefício do povo.

Está determinado no artigo 1º da Constituição brasileira o seguinte: “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito”.

Com fundamento completo, integral, na norma constitucional, acima transcrita, a República Federativa do Brasil deve ser sempre bem dirigida e assim sem nenhum desrespeito ou descumprimento das normas da sua Constituição.

A Democracia merece sempre ser dirigida de forma oposta à aristocracia, forma de governo já extinta, pois representava sempre uma minoria do povo e assim tudo fazia em seu próprio benefício e contra a maioria do povo.

O povo brasileiro é inteligente. Sabe de onde veio, onde está e para onde merece ir, sem nenhum atropelo, no seu caminho, com apoio completo na prática democrática.

O povo brasileiro já sofreu muito, em vários anos, sob o comando de várias ditaduras e sem nenhum respeito aos seus direitos.

Na política nunca deve haver nenhum espaço para autoritários, arrogantes, prepotentes, individualistas, desonestos, que assim somente fazem o mal para os bons e somente fazem o bem para os maus.

O povo brasileiro ama o Brasil e, por este país, está nele e dele nunca sairá. Sempre mereceu, merece e merecerá viver sob a proteção completa do sistema democrático em todo o seu território.

O povo brasileiro não nasceu do nada nem para ser nada. Nasceu, sim, do amor e assim cresceu muito.

O povo brasileiro reside num imenso e belo território. Sempre soube viver e por isso está vivendo.

O povo brasileiro é, sem dúvida, merecedor da proteção completa da prática democrática em todo o seu território.

O povo brasileiro sempre soube viver e crescer sem agredir os direitos explicitados na sua Constituição.

Ele sabe o que é e para o que é a Democracia e, por isso, sempre a respeitou e a defendeu.

O povo brasileiro soube, sabe e saberá opor-se contra os ditadores e proceder sempre em defesa da Democracia.

A felicidade do povo, durante toda a sua vida, está vinculada à certeza de que pode continuar vivendo sob a proteção da Democracia completa.

Ninguém tem o direito de ameaçar ou danificar os direitos do povo, que é, evidentemente, no mundo inteiro, o dono único do poder político.

Diante de tudo e de todos, peço, aqui, a Deus que proteja sempre o povo brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.