Mortes de mulheres

36 feminicídios já ocorreram durante este ano no Maranhão

No último dia 13 ocorreram dois casos, um deles, no município de Imperatriz, e o outro na zona rural da cidade de Magalhães de Almeida

ISMAEL ARAÚJO Da editoria de Polícia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Na cidade de Imperatriz, Morenice Rodrigues da Silva foi uma das vítimas
Na cidade de Imperatriz, Morenice Rodrigues da Silva foi uma das vítimas (policia)

São Luís - Números elevados. Trinta e seis feminicídios já ocorreram durante este ano no Maranhão. Ano ano passado, a polícia registrou 51 casos e, em 2018, foram 45 ocorrências. Somente no último dia 13, ocorreram dois casos, sendo um deles na cidade de Imperatriz tendo como vítima Morenice Rodrigues da Silva, de 38 anos.

O caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP) de Imperatriz, coordenado pelo delegado Praxísteles Martins. A polícia informou que o principal acusado, Erasmo de Manaus, que é esposo da vítima, ainda não foi preso e já possui passagem pela Justiça por crime de homicídio, ocorrido em São Paulo.

Ainda de acordo com a polícia, Morenice Rodrigues estava ingerindo bebida alcoólica na companhia de mais dois amigos em uma residência, localizada na área central dessa cidade, e foi vista pelo acusado. O casal acabou discutindo, mas, acabou tendo a intervenção de populares.

O suspeito deixou o local, mas, após alguns minutos, retornou e mais uma vez discutiu com a companheira. Durante a briga, Morenice Rodrigues foi assassinada a golpes de faca e duas pessoas também ficaram feridas e levadas para o hospital da cidade pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O corpo de Morenice Rodrigues foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz para ser autopsiado e, na manhã de sexta-feira, 14, liberado para os familiares. A polícia informou que, no mês passado, ela foi autuada pelo crime de homicídio e a vítima tinha sido o seu ex-companheiro, Antônio Carlos Araújo. O crime foi motivado por ciúme e a acusada foi posta em liberdade durante a audiência de custódia, tendo em vista que o Poder Judiciário tipificou o assassinato como legítima defesa.

Outro caso

O outro caso de feminicídio ocorreu no povoado Melancias, zona rural de Magalhães de Almeida e a vítima foi identificada como Andreia Rodrigues Fortes, de 28 anos. Segundo a polícia, a vítima estava sobre uma medida protetiva e ainda na sexta-feira, 14, o seu ex-companheiro não tinha sido localizado na região.

A vítima foi vista com vida durante o período da madrugada de quinta-feira, 13, e estava na companhia de dois amigos, logo após, teria ido para a sua residência. Ainda durante a manhã, vizinhos chegaram a ouvir gritos provenientes desse local e, no começo da tarde, Andreia Fortes foi encontrada morta. Havia marcas de golpes de faca no pescoço da vítima.

Ela deixou dois filhos, que são menores de idade, que no momento do crime, estavam com a avó materna. O corpo da vítima foi levado para o hospital da cidade e o caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Magalhães de Almeida. A polícia já ouviu algumas testemunhas.l

Saiba mais

A polícia continua investigando o assassinato de três mulheres na cidade de Bacabeira cometido por faccionados. Um dos casos ocorreu no último dia 11 e a vítima foi Eliane Carvalho Sousa, 47 anos. A outra vítima foi Ana Maria de Sousa Pereira, de 33 anos, ocorrido no dia 3 do mês passado. Enquanto, a terceira vítima foi Maria Regina Costa, de 42 anos. O crime foi no dia 22 de junho deste ano.

BOX

Casos de feminicídio no Maranhão

Ano de 2018: 45 casos

Ano de 2019: 51 casos

Ano de 2020: 36 casos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.