Eleições 2020

Termina hoje teste de urnas eletrônicas no Maranhão

Ao todo, segundo a Justiça Eleitoral, 378 urnas, de um total de 16.670 aparelhos disponíveis no estado, passam pelo Simulado Nacional para as eleições 2020; eleições ocorrem em novembro

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Tyrone Silva)

SÃO LUIS - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) conclui hoje o 8º Simulado de Hardware nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais 2020. O evento ocorre na Central de Armazenamento dos equipamentos, localizada no bairro São Cristóvão da capital, São Luís.

O simulado – que testa todos os procedimentos de uma eleição normal para verificar problemas e encontrar soluções - começou no dia 10 de agosto e está testando 2% dos equipamentos, o que corresponde a 378 do total de 16.670 urnas do estado.

Na última quarta-feira, o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, visitou o local para acompanhar a realização dos testes. Na ocasião, avaliou o simulado como de grande importância para o processo eleitoral. O magistrado explicou que a análise permite avaliar o funcionamento das urnas eletrônicas.

“Se algum defeito ocorrer, nós teremos a possibilidade de detectar e fazer as correções necessárias”, pontuou.

Para a chefe da Seção de Administração e Manutenção de Urnas Eletrônicas (SEMUE) - e Coordenadora do Simulado, Lucilene Cardoso, esse procedimento ocorre no horário de uma eleição habitual, ou seja, das 8h às 17h, e permite avaliar desde a carga da urna, emissão da zerésima, encerramento, impressão de boletim e transmissão de dados.

Em razão da pandemia, a logística do simulado foi adaptada para atender todos os padrões de segurança sanitária. Segundo a coordenadora, o percentual das urnas que antes era de 4% foi reduzido para 2%, garantindo um número menor de servidores, uso de máscaras, inclusive as que protegem toda a face, higienização constante do local, além do distanciamento das urnas nas bancadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.