Documentário

Série "Caboclo de Pena: Os Protagonistas" segue com exibições na internet

Dois novos vídeos serão disponibilizados nesta sexta e domingo no Youtube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Cena de Pacará
Cena de Pacará (Pacará)

São Luís - Mais dois episódios da série “Caboclo de Pena: Os Protagonistas”, do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) serão apresentados nesta sexta-feira (14) e domingo (16), às 20h, no canal do órgão no Youtube.

A série integra o projeto “Coreografias Maranhenses”, criada com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão, ressaltando sua força e diversidade. Os vídeo dão continuidade ao trabalho iniciado com o documentário “Caboclo de Pena” (2019), que reuniu 29 caboclos e caboclas atuantes em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu, no Maranhão.

Muitos caboclos também se dedicam a ensinar seu bailado ou a confeccionar a luxuosa indumentária de penas de ema. Com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do bumba meu boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Neles, os protagonistas falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança. Solos incríveis completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.

Veja a programação

Sexta - 20h

Caboclo de Pena: Os Protagonistas

Pacará

Antonio José Rodrigues, o Pacará, é caboclo de pena há mais de 60 anos e um grande artesão de indumentárias do bumba boi, fez seu próprio peneiro. Começou no extinto Boi de São Cristóvão, passou pelos batalhões da Maioba, de Ribamar e de Iguaíba. Hoje integra o Boi de Boi de São José dos Índios, de Paço do Lumiar, um dos mais antigos batalhões da Ilha.

Domingo - 20h

Caboclo de Pena: Os Protagonistas

Inxi

Raimundo Nonato Pereira Azevedo (Inxi) é caboclo de pena há 18 anos. Vem do litoral do Maranhão, mostrando o gingado do interior, tendo passado pelo Boi de Juçatuba, pelo Boi da Mata e hoje integrando o Boi de Santa Maria (Brilho de Guaxenduba)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.