Reinfecção

Enfermeira de São Luís testa positivo para Covid-19 pela segunda vez

Profissional da saúde havia testado em abril e, após recuperação, testou positivo novamente em agosto; enfermeira está em isolamento para evitar propagação do vírus

Equipe O Estado/ Colaboração: Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Resultado de exame realizado em agosto
Resultado de exame realizado em agosto

SÃO LUÍS – Uma enfermeira de 49 anos, que não quis ser identificada, testou positivo para Covid-19 pela segunda vez após se recuperar da doença. Ela informou que havia sido diagnosticada em abril, após sentir sintomas como febre, dores de cabeça, falta de olfato e coriza. Depois de 25 dias de recuperação, a enfermeira realizou teste sorológico que apontou a presença de anticorpos contra a Covid-19, porém, alguns meses depois, em agosto, ao realizar um terceiro exame, a enfermeira teve resultado de que o vírus estava ativo novamente em seu organismo.

“Realizei o teste Sars-CoV-2 em abril após os sintomas e fiquei alguns dias em casa, em torno de 25 dias. Estava mais calma pois havia apresentado anticorpos, mas após um colega de trabalho ser diagnosticado com Covid-19 recentemente, decidi refazer o exame sorológico por conta própria. O resultado positivo saiu ontem (13), apesar de, desta vez, não estar apresentando sintomas”, conta a enfermeira, que trabalha com transporte de pacientes entre hospitais. “Nem sempre sabemos o diagnóstico dos pacientes que transportamos, apenas alguns sintomas, e isso pode ter facilitado a minha contaminação com o vírus, porém não é certeza”, explica.

Exame sorológico da enfermeira
Exame sorológico da enfermeira

Apesar de não apresentar sintomas, a enfermeira foi orientada, por médicos que trabalham no mesmo local, a permanecer mais 14 dias em isolamento e de home office, para evitar a propagação do vírus. “Por ser profissional da saúde, tanto da primeira vez quanto agora, recebi mais orientações de colegas de trabalho do que dos centros de referência, e como é um vírus novo estou cheia de perguntas sem respostas. Não esperava pela segunda contaminação. Mesmo estando assintomática, isso mexe com o emocional”, desabafa a enfermeira, que também conta que vai realizar todos os exames novamente por precaução.

De acordo com matéria publicada pelo G1 em julho, o estado de São Paulo Hospital das Clínicas de São Paulo identificou possíveis casos de reinfecção pela Covid-19. Além de apresentarem novos testes positivos tempo depois de terem se recuperado do vírus, o Hospital explicou em nota que dois pacientes também voltaram a ter sintomas, mas não especificou quais foram nem o estado de saúde atual deles.

"Os sintomas e testes positivos em dois períodos diferentes poderiam ser explicados por: outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos que permaneceram no corpo do paciente; pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade; pela reinfecção, hipótese ainda pouco provável por não ter sido constatada em nenhum outro caso registrado pela literatura médica internacional", explicou o HC em nota.

No último dia 13 de julho, pesquisadores de uma universidade britânica anunciaram que a carga de anticorpos de recuperados do coronavírus pode cair drasticamente ao longo do tempo - depois de 3 ou 4 meses. Uma das sugestões da pesquisa é que a reinfecção é possível.

No Maranhão ainda não há registros disponíveis, no boletim epidemiológicos divulgados pela Secretária de Estado da Saúde, de casos de reinfecção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.