eleições 2020

Prazo dado pelo MDB para posicionamento em SL termina no sábado

Até o momento, sigla conversa com diversos partidos e negocia melhores espaços; posição emedebista é não "fechar as portas" para nenhum grupo político

Thiago Bastos da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Roberto Costa)

SÃO LUÍS - O prazo dado pelo próprio Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para manifestar-se na capital maranhense sobre a sua posição na majoritária deste ano termina neste sábado (15). Até o fechamento desta edição, o partido ainda mantinha conversas com diversas siglas e não “fechava as portas” para nenhum grupo político.

A mais recente especulação no campo das articulações envolvendo o MDB é sobre um suposto acordo com o Podemos, do pré-candidato Eduardo Braide. Procurado, Braide preferiu o silêncio.

Já o deputado estadual Roberto Costa (MDB), mediador das conversas emedebistas com outras legendas na cidade e no interior maranhense, disse a O Estado que as conversas continuavam. Sem adiantar novos diálogos, Costa adotou a estrategia de colocar o partido no rol de vários partidos interessados. “Estamos conversando com todos ainda. Sem uma definição”, disse.

Outro partido que foi ligado nas últimas horas em uma aliança com o MDB foi o DEM. Colocando como favorito no cenário das apostas para um posicionamento emedebista na capital, por enquanto, o DEM almeja fortalecer as parcerias consolidadas com siglas, como PDT, PSL e, mais recentemente, PTB.

Apesar da postura cautelosa, nos bastidores, um acordo com o MDB é visto como positivo para o DEM, que englobaria um partido com amplo tempo de inserção de propaganda na televisão e que visa recuperar terreno no cenário do eleitorado ludovicense.

A aliança, sob o ponto de vista do MDB com o DEM, também é apoiada, no entanto, depende de uma série de composições no palanque democrata. A principal delas seria creditar ao MDB a indicação do vice na chapa do pré-candidato Neto Evangelista. No entanto, com palanque robusto, partidos como PDT e PSL teriam que abrir mão da indicação.

Em 2016, o então PMDB lançou o ex-vereador Fábio Câmara como candidato. No entanto, a falta de lastro e, principalmente, a ausência de coesão interna do próprio partido minaram a candidatura, que foi apenas a quinta mais votada nas eleições.

Valorizar

Ao assumir de forma mais contundente o controle das negociações do MDB nas eleições no estado, o deputado Roberto Costa seguiu o caminho de valorizar o apoio do próprio partido. Por isso, a sigla abriu mão de convicções históricas e sentou-se à mesa de partidos cujos ideais políticos atuais são aparentemente divergentes.

Foi com este pensamento que, há algumas semanas, o partido conversou com o pré-candidato a prefeito na capital, Rubens Júnior (PCdoB). Ambos consideraram o diálogo proveitoso. No entanto, mesmo com o encontro cordial, um acordo MDB/PCdoB é visto como improvável.

O objetivo do MDB era inicialmente lançar uma pré-candidatura própria. No entanto, cotada para a função, a ex-governadora Roseana Sarney aparentemente declinou da ideia, sem afastar a possibilidade de lançar o seu nome em 2022.

Além de mirar a ampliação da sigla na maior parte dos municípios maranhenses, a meta do partido é ainda ganhar consistência para as eleições daqui a dois anos.

Estamos conversando com todos ainda. Sem uma definiçãoRoberto Costa, deputado estadual pelo MDB

Roberto Costa, deputado estadual e responsável pelo comando político-eleitoral do MDB

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.