Pacientes

Mulheres são a maioria entre os infectados do novo coronavírus no MA

72.588 casos confirmados da Covid-19 são em pessoas do sexo feminino, porém, os homens são os que mais morrem no estado

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Mais mulheres contraíram infecção causada pela Covid-19 no Maranhão; mas a maioria conseguiu a cura
Mais mulheres contraíram infecção causada pela Covid-19 no Maranhão; mas a maioria conseguiu a cura (curada covid-19)

São Luís - Cinquenta e cinco por cento dos infectados do novo coronavírus no estado do Maranhão são do sexo feminino, mas 62% dos óbitos dessa enfermidade são do sexo masculino. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que foram divulgados no último dia 11, mostram que há 132.060 casos confirmados da doença no Maranhão e, entre eles, 72.588 são mulheres.

Uma das infectadas foi a centenária Luíza Ferreira Alves, de 106 anos. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar apresentando dores nas costas e cansaço. O diagnóstico de Covid-19 deixou os familiares da idosa preocupados. Ela faz parte do grupo de risco por ser hipertensa, mas ficou curada e já teve alta do hospital.

A outra paciente do novo coronavírus foi Celma Rodrigues, de 61 anos. Ela ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Genésio Rêgo por um período de 31 dias, e outros 21 dias na enfermaria, até vencer a doença. A idosa teve 92% dos pulmões comprometidos pela infecção.

De acordo com a SES, a primeira vítima de Covid-19 no estado é do sexo masculino. O caso foi confirmado no dia 20 de março deste ano e o infectado tinha viajado de forma recente para São Paulo. Após 10 dias, foram confirmados 31 casos de Covid-19 e, entre os infectados, 18 sendo do sexo feminino.

Óbitos
Ainda conforme a SES, até o último dia 11, em todo o estado, havia 59.472 homens infectados da Covid-19 e um total de 3.204 mortes. Entre os casos de óbitos, 1.977 são do sexo masculino. O primeiro paciente a falecer em decorrência da doença, foi um homem, de 49 anos, segundo os dados.

A SES confirmou o óbito no dia 29 de março. O paciente era hipertenso e estava internado em um hospital na capital. Também nesse dia foram confirmados mais 22 casos de Covid-19, no estado. Destes, seis, na capital maranhense, um do sexo masculino e cinco do sexo feminino.

Outro paciente do sexo masculino que faleceu por complicações da Covid-19 foi o padre José Bráulio Sousa Ayres, de 66 anos. A morte foi confirmada no dia 18 de maio. Ele era muito conhecido e querido na capital maranhense.

O religioso nasceu em Penalva e foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1981. Quando foi acometido pela doença, exercia a função de pároco, na Paróquia Santíssima Trindade, localizada na Cidade Olímpica.

Evitar
O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene para evitar a proliferação do novo coronavírus, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir como ainda evitar tocar olhos, nariz e a boca.

A palavra de ordem continua sendo o isolamento social, ou seja, ficar em casa também como sendo uma das formas de evitar o contágio dessa doença. Mas, principalmente, durante o fim de semana é possível observar aglomerações de pessoas na orla marítima da Grande Ilha.

SAIBA MAIS

Casos de Covid-19 no Maranhão

Infectados do sexo feminino: 72.588 casos
Infectados do sexo masculino: 59.472 casos
Óbitos do sexo feminino: 1.227 casos
Óbitos do sexo masculino: 1.977 casos

Fonte: Dados da SES divulgados no dia 11

Números

132.060 casos confirmados de Covid-19 no estado

3.204 óbitos decorrentes da Covid-19 no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.