Apenados

45 detentos não voltaram de saídas temporárias no MA

Número corresponde a saídas temporárias da Quaresma e do Dia dos Pais, segundo a Seap

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Pedrinhas)

São Luís - Quarenta e cinco custodiados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas não retornaram ao presídio no decorrer do período estabelecido pela Justiça durante as duas saídas temporárias deste ano: Quaresma e Dia dos Pais, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Somente no benefício dos Dia dos Pais, 705 deixaram Pedrinhas, no último dia 5 e, entre essa quantidade, 24 não retornaram até 18h de terça-feira, 11.

A saída temporária do Dia dos Pais foi determinada pelo juiz Márcio Brandão, que é titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís (1ª VEP). A Seap informou que dos 705 beneficiados com essa saída temporária, 681 voltaram para a unidade prisional no período estabelecido pela Justiça. Enquanto, os custodiados que não retornaram e não cumprirem a determinação estão sob pena de regressão de regime e são considerados como foragidos.

Já, a saída temporária da Quaresma ocorreu em março deste ano em substituição à saída temporária da Páscoa, por conta da proximidade com o Dia das Mães, após determinação do juiz Márcio Brandão. Foram efetivamente beneficiados 571 internos na região metropolitana da capital maranhense, mas, 21 presos não voltaram aos presídios.

Mais foragidos

Durante as cinco saídas temporárias do ano passado: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, 159 apenados de Pedrinhas não retornaram ao presídio durante o período estabelecido pelo Poder Judiciário. Um total de 3.131 internos foram beneficiados.

Ainda de acordo com a Seap, o maior número de foragidos ocorreu na saída temporária do Natal, quando 37 internos não retornaram. Na sequência, aparece a do Dia dos Pais, com 34; Páscoa, com 31; Dia das Mães, com 29, e Dia das Crianças, com 28. Respectivamente, a taxa de evasão foi de 5,9%; 5,4%; 4,7%; 4,8%; e 4,4%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.