Higiene

Quatro erros no cuidado com as escovas de dente

Pequenos hábitos podem prejudicar a vida útil das escovas de dente; especialistas recomendam trocar a cada três meses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(escova de dente)

SÃO PAULO- Trocar a escova de dente a cada três meses é essencial para a boa higiene bucal. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode perder a sua eficácia antes dos três meses se não receber os devidos cuidados. “Pequenas práticas podem prejudicar a vida útil das escovas de dente e até desencadear problemas orais”, explica Luciana Bruzadin, dentista parceira Kess, que lista quais são esses erros e como evitá-los.

Força excessiva na escovação

O cuidado começa na escovação. “É comum que as pessoas aplicarem muita força durante a escovação por pensarem que isso vai tornar a limpeza mais eficiente, o que está totalmente errado. Além de desgastar mais rápido o esmalte dos dentes, gerar retração gengival e os deixar mais sensíveis, a prática também deforma as cerdas das escovas, fazendo com que elas percam a sua performance”, afirma Bruzadin, que complementa, “o que vai determinar a limpeza correta dos dentes é a regularidade da escovação e os movimentos, que devem ser leves e contínuos”.

Não secar a escova corretamente

“Entre uma escovação e outra, é super importante deixar que a escova seque completamente. Isso deve ser feito em local arejado, portanto, evite recipientes ou armários totalmente fechados e abafados. Fazer isso aumenta as chances de proliferação de germes, fungos e bactérias que, além de causar odor na escova, também provocam doenças” explica a dentista que recomenda agitar a escova sob água corrente após cada escovação e guardá-la em pé.

Guardar todas as escovas juntas

“Outro erro é guardar as escovas de todas as pessoas da casa no mesmo recipiente. Isso facilita a contaminação cruzada das bactérias da boca de outras pessoas”, pontua a parceira Kess. A orientação da especialista é que cada um use uma capinha protetora, recipientes diferentes ou recipientes separadores para garantir que uma escova não encoste na outra.

Usar a mesma escova após quadros infecciosos

“Principalmente no cenário atual, é fundamental trocar a escova de dente no começo e no final de um ciclo de doença, seja ele causado pelo vírus influenza, rinovírus ou COVID-19”, alerta a profissional, que finaliza, “esse processo evita maiores chances de reinfecção e de proliferação desses tipos de microorganismos nas escovas.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.