Reforma

Obras do Largo do Carmo já estão em estágio avançado

Segundo informações da Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, os trabalhos estão sendo finalizados e o logradouro será entregue à população no mês de setembro, conforme cronograma

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Obra está adiantada e até o mês de setembro será feito o paisagismo; piso será colocado em breve
Obra está adiantada e até o mês de setembro será feito o paisagismo; piso será colocado em breve (Largo do Carmo)

São Luís - As obras de revitalização do Largo do Carmo e Praça João Lisboa estão prestes a ser concluídas. Segundo informações da Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), está sendo finalizada a penúltima etapa da parte do piso e os operários darão início aos trabalhos na Rua de Nazaré. A parte elétrica está sendo finalizada, com a instalação de novos postes.

“A parte relacionada às calçadas está sendo concluída também. As pedras portuguesas estão sendo decompostas e os trabalhos estão em estágio final. Os monumentos da praça (relógio/Frei Capuchino) estão prestes a retornar, após restauração. A estátua de João Lisboa, por sua vez, está sendo restaurada lá mesmo, no local”, informou Fábio Henrique Carvalho, presidente do Impur.

De acordo com Fábio Henrique Carvalho, nos próximos dias, o órgão dará início aos trabalhos referentes ao projeto paisagístico e arborização. “Por fim, a Prefeitura de São Luís, por meio do Impur, está com o cronograma mantido, para entregar a praça no mês de setembro, por ocasião do aniversário da cidade”, informou, acrescentando que a revitalização faz parte de uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), responsável pelo projeto, e que a obra é de responsabilidade da Prefeitura.

A obra integra um amplo pacote de revitalização do Centro Histórico de São Luís. Entre outras coisas, inclui a recomposição do piso em frente à Igreja do Carmo, que foi retirado. No lugar dele, foi colocado um calçamento feito de granilite (pó de granito), mesmo material utilizado na reforma do Complexo Deodoro. A rampa de acesso para a Igreja do Carmo está sendo reconstruída.

Trânsito
Com a obra, o trânsito de veículos na região será reestruturado, privilegiando os acessos para pedestres e promovendo mais acessibilidade. O plano de reforma contempla um novo projeto paisagístico e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e abrigos, além de nova iluminação, que permite que os locais possam ser frequentados pela população também no período noturno.

As obras de intervenção compreendem ainda a ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade, uniformização do pavimento das vias, que serão em paralelepípedos, além de maior percepção da amplitude do espaço urbano e da riqueza do conjunto arquitetônico dos logradouros.

SAIBA MAIS
A reforma do Largo do Carmo e da Praça João Lisboa integra o programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo em agosto do ano passado e que abrange um leque de ações nas áreas de infraestrutura como reforma de praças, mercados, logradouros públicos, unidades de saúde e ainda pavimentação de ruas e avenidas de diversos bairros da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.