Perda

Morre o ex-suplente de senador Antônio Leite

Conhecido por empreendedorismo e atuação na medicina, ex-parlamentar teve complicações cardíacas e faleceu no início da manhã de terça-feira

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Antônio Leite)

SÃO LUÍS - O ex-suplente do Senado Federal, Antônio Leite Andrade, de 73 anos, morreu no início da manhã de ontem (11), em São Paulo (SP), em decorrência de complicações causadas após cirurgias para correção cardíaca e de uma hérnia de disco. Gestores e instituições lamentaram o fato e manifestaram pesar.

Natural de Goiânia (GO), após viver em Brasília por 10 anos, o empresário – que investiu na área de educação criando com êxito a Faculdade de Imperatriz (Facimp) – foi o primeiro médico radiologista da cidade de Imperatriz (MA), onde constituiu residência em 1974, permanecendo por lá até a sua morte.

Trabalho - Na cidade, inicialmente trabalhou no Hospital São Raimundo (que posteriormente fechou as portas) e, em seguida, montou a sua própria clínica. Com a Facimp, Antônio Leite tornou-se dono de uma das 10 maiores faculdades particulares do Brasil.
Além de médico e empresário, investiu no ramo do agronegócio e chegou, devido aos bons serviços prestados, à suplência no Senado Federal. Em 2005, assumiu a vaga do então senador João Alberto, que se afastou por questões médicas à época.

Em discurso na tribuna do Senado, na ocasião, defendeu a criação do Maranhão do Sul. De acordo com Leite, o objetivo era incluir a microrregião de Imperatriz na dinâmica do desenvolvimento da região central do país. Antônio Leite também dirigiu o então PMDB, atual MDB, na região tocantina.

Nas redes sociais, autoridades manifestaram pesar pelo falecimento de Antônio Leite. “Lamento profundamente o falecimento do médico e professor Antônio Leite. A Faculdade de Imperatriz é um dos seus principais legados, tendo formado milhares de jovens desde a fundação, em 2001. Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares e amigos”, escreveu em nota o presidente estadual do DEM e deputado federal, Juscelino Filho.

Em nota, a Câmara Municipal de Imperatriz também expressou lamentações. Assinada pelo presidente da Casa, José Carlos Soares, o documento lembrou ainda que Antônio Leite “esteve sempre envolvido nas questões primordiais do município”. A Câmara lembrou que foi a partir de iniciativa do empresário que foi possível a construção da sede das promotorias de Justiça de Imperatriz.
Antônio Leite era separado, e deixa cinco filhos, além dos netos. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.