Estado Maior

De olho

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deve ficar de olho, amanhã, na sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a qual deve ser retomado o debate sobre a existência, ou não, da figura do abuso de poder religioso em eleições.

A discussão foi iniciada em junho pelo ministro Edson Fachin, durante o julgamento de um caso de uma vereadora de Luziânia, município de Goiás, acusada de usar sua posição de pastora em uma igreja evangélica para influenciar os votos dos fiéis e promover sua candidatura nas eleições de 2016.

Novidade no cenário nacional, contudo, o assunto já é amplamente debatido no Maranhão desde as eleições de 2018, quando o próprio comunista, então candidato à reeleição, foi acusado por adversários de usar a distribuição de cargos de capelães para angariar apoio político-eleitoral.

Uma denúncia contra o comunista por esses fatos segue em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) – após representação do PRP.

E pode ser fortemente influenciada pelo resultado do julgamento no TSE. Sinal de alerta para os comunistas.

Silêncio

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão fez na manhã de ontem um minuto de silêncio em respeito as mais de 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil.

O ato ocorreu a pedido do deputado estadual do PT, Zé Inácio.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), lembrou que a Casa já havia decretado luto oficial de três dias em razão das mortes no país.


Reforma

O senador Roberto Rocha (PSDB) saiu em defesa da proposta do Governo Federal de fixação de um novo sistema tributário no país.

Ele disse que o maior imposto que o cidadão brasileiro paga hoje é o ICMS. Para Rocha, a melhor maneira de prestigiar as classes mais pobres é mudando o sistema.

“A melhor maneira de prestigiar as pessoas mais pobres é fazendo um novo sistema tributário brasileiro, pois o atual sistema é um verdadeiro pandemônio tributário”.

À espera

A direção do PCdoB no estado ainda está em compasso de espera por uma definição nacional do PT quanto à possibilidade de aliança na capital.

À coluna, interlocutores ligados ao pré-candidato comunista a prefeito de São Luís, Rubens Júnior, ainda tentam manter o tom otimista.

Mas, a aliança praticamente certa pode ter "subido no telhado".


De volta

Após pesquisas revelarem certo favoritismo de Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida presidencial, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), voltou à carga nas críticas ao chefe da União.

Desta vez, Dino citou a reforma administrativa encabeçada pelo Governo Federal.

Para o comunista, a União deveria "tratar de outras questões".

Denúncia

O deputado César Pires denunciou ontem que instituições bancárias estão penalizando os clientes que deixaram de pagar suas parcelas de empréstimo consignado com base na Lei 11.274/2020, aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

O parlamentar formalizou a denúncia pessoalmente à promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, a quem entregou documentos que provam a negativação de crédito e cobrança indevida a servidores públicos amparados pela lei.

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Lei 11.274/2020 autorizou, em caráter excepcional, a suspensão das cobranças de empréstimos consignados .

De olho

481% foi o superfaturamento apontado pela PF em EPIs adquiridos por dispensa de licitação pela Prefeitura de Miranda do Norte, alvo da Operação “Falsa Esperança”.


Na ponta

Pesquisa Ibope de intenções de votos para prefeito de São Luís divulgada na segunda-feira, 10, reforçou a tese de que a oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB) tem prevalência na corrida eleitoral.

O líder no levantamento segue sendo o deputado federal Eduardo Braide, do Podemos. Wellington do Curso (PSDB) e Adriano Sarney (PV) seguem bem posicionados.

Somados, eles têm quase o dobro das intenções de votos de todos os pré-candidatos governistas juntos.


E mais

- Morreu ontem o empresário e ex-suplente no Senado Federal, Antônio Leite. Natural de Goiânia (GO), foi em Imperatriz (MA) que o também médico fez carreira.

- Autoridades lamentaram o fato e citaram os bons serviços prestados por Leite à sociedade maranhense.

- A pesquisa Ibope em São Luís levantou, também, as intenções de votos para o governo. Chamou atenção no resultado o percentual do senador Roberto Rocha: 19,5%. Weverton lidera.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.