Estado Maior

Saúde em risco

Estado Maior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Na semana passada a coluna tocou num tema polêmico, mas urgente, necessário e importante no contexto atual de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, no Maranhão.

Trata-se da retomada das aulas presenciais nas escolas da rede privada de São Luís e do adiamento do reinício do calendário escolar na rede pública estadual.

Pois bem. Algumas das escolas de maior porte e estrutura instaladas na rede privada da capital, decidiram retomar as aulas presenciais, com a adoção de protocolos sanitários e acompanhamento médico diário na saúde.

Mas, não adiantou. Pelo menos duas instituições conceituadas de ensino tiveram de recuar e suspender as aulas, após a confirmação de casos positivos dentro do corpo de funcionários das unidades.

A primeira optou pela suspensão das atividades no dia 3. A segunda, comunicou a decisão a pais e alunos no último domingo.

Na semana passada, o epidemiologista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor doutor, Antônio Augusto Moura da Silva, afirmou que esse ainda não é o momento adequado para a retomada das aulas no estado.

Ele citou estudos, analisou o atual cenário e apontou para o quadro de contaminação da Covid-19 no estado.

É óbvio que há expectativa por uma situação de maior controle do vírus no Maranhão, no Brasil e no mundo. É inegável que a educação - seja privada ou pública -, passa por um prejuízo sem precedentes na história recente do país. E os maiores afetados são os estudantes.

Mas, não é possível ainda fechar os olhos para o inimigo invisível.

MP na cola?

Promotores de Justiça das áreas de Saúde, Educação e Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência encaminharam na última sexta-feira ofício conjunto à Secretaria de Estado da Saúde solicitando informações sobre a volta às aulas presenciais.

No ofício, o MPMA pede que, no prazo de cinco dias, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE Covid 19) e a Comissão de Infectologia da SES/MA detalhem critérios sanitários para a retomada das aulas presenciais.

A rede estadual ainda não definiu nova data para o reinício do calendário escolar.

Cobrou

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) comentou, nas redes sociais, a denúncia de que passa dos R$ 5 milhões o prejuízo do Governo do Maranhão com compras de respiradores pulmonares via Consórcio Nordeste feitas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ele questionou se o valor “recairá sobre os maranhenses”.

- Mesmo pagando este valor absurdo, não obteve a mercadoria. Esta irresponsabilidade recairá sobre os maranhenses? -, perguntou.

Debate

O TSE deve retomar nesta semana o debate sobre a existência, ou não, da figura do abuso de poder religioso em eleições.

O assunto foi amplamente debatido no Maranhão nas eleições de 2018, quando o governador Flávio Dino (PCdoB), então candidato à reeleição, foi acusado por adversários de usar a distribuição de cargos de capelães para angariar apoio político-eleitoral.

Uma denúncia contra o comunista por esses fatos segue em tramitação no TRE do Maranhão.

Saúde

O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, assinou ontem termo de cooperação técnica com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

O objetivo é viabilizar o funcionamento de unidade de apoio técnico aos magistrados nas demandas de saúde pública.

O Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NATJUS) é responsável por elaborar, mediante solicitação dos magistrados, as notas técnicas.

Apoio

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo Partido Verde, Adriano Sarney, participou de uma reunião com lideranças da zona rural na comunidade Rio Grande no último sábado.

O encontro foi organizado pelo pré-candidato a vereador Antonio Noberto e pelo líder comunitário Amorim, respeitando o protocolo de combate à pandemia, com uso de máscara e distanciamento.

Na ocasião, Adriano recebeu o apoio de lideranças da zona rural à sua pré-candidatura.

De olho

R$ 2,5 bilhões foi o valor extra recebido pelo Maranhão para o combate à Covid-19.

Negociação

Não houve qualquer avanço no processo de escolha do vice na chapa de Neto Evangelista para a majoritária na capital.

Por enquanto, PTB, PDT e PSL, que compõem o núcleo de apoio com o DEM no projeto, ainda se articulam entre eles.

Essa disputa deve esquentar e ganhar novos capítulos nos próximos dias.

E mais

- A Assembleia Legislativa permanece com o acesso restrito a servidores em suas dependências

- A Câmara Municipal de São Luís deve ter debates menos acirrados agora; vereadores já trabalham por reeleição.

- O Governo do Estado ainda não se posicionou sobre nova data para o reinício das aulas presenciais na rede pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.