RESPONSABILIDADE

Defesa Civil intensifica orientação nas praias

Intuito é reforçar as medidas protetivas contra o coronavírus e alertar sobre os perigos de afogamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Período de veraneio tem previsão para iniciar oficialmente neste sábado, 15
Período de veraneio tem previsão para iniciar oficialmente neste sábado, 15 (Imperatriz)

Imperatriz - As medidas de orientação nas praias do Rio Tocantins foram intensificadas pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, devido o aumento do fluxo de pessoas. Objetivo é garantir a segurança de banhistas zelando pelo cumprimento do último decreto municipal, e alertar para os riscos de afogamento.

De acordo com o superintendente, Josiano Galvão, a equipe está trabalhando para que as restrições estabelecidas pela Prefeitura sejam cumpridas. "Desde o início do mês notamos que muita gente tem frequentado as praias mesmo sem a abertura oficial, que está prevista para o dia 15. Diante disso, optamos por reforçar e trabalhar em conjunto mesmo sem a estrutura concluída para que não ocorra mais nenhuma fatalidade de afogamento e as pessoas sigam as recomendações de não proliferação do coronavírus".

O superintendente ressalta ainda que a equipe está com um trabalho proativo de orientação aos banhistas durante o patrulhamento ostensivo, principalmente para as pessoas do grupo de risco como crianças, idosos e grávidas que insistem em ir às praias.

Além disso, dicas importantes como não não ingerir bebidas alcoólicas ao entrar no rio; evitar entrar na água logo após se alimentar; não entrar no rio após longa exposição ao sol; não desviar a atenção um só instante a crianças maiores de 12 anos, obedecer a demarcação imposta pelos órgãos responsáveis.

Decreto

O decreto nº 82, de 26 de Junho de 2020, editado pelo prefeito Assis Ramos, flexibilizou a abertura das praias de Imperatriz, no período de 15/08/2020 a 15/09/2020. Essa data pode ser revista, caso necessário, de acordo com a estrutura e deverão ser observadas as seguintes restrições:

I – vedado o acesso de veículos, exceto quando pertencentes aos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal;

II – obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários dos estabelecimentos comerciais;

III – banhista deve se locomover na praia utilizando máscaras e só é permitido retirá-la ao sentar-se à mesa ou quando estiver consumindo alimentos, bebidas ou durante o banho;

IV – os grupos de risco e crianças menores de 6 anos de idade não estão autorizados a frequentar as praias;

V – proibido o acesso de animais de estimação;

VI – será permitida a realização de torneios esportivo de pipas (linhas sem cerol) em área que será demarcada pela Defesa Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.