Adaptação

Arte e artesanato como forma de expressão

Clara Vidotti tem exposto suas pinturas e criações nas redes sociais como forma de encarar o "novo normal" imposto pela pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Clara Vidotti tem usado as redes sociais para apresentar suas produções artísticas
Clara Vidotti tem usado as redes sociais para apresentar suas produções artísticas (clara vidotti)

SÃO LUÍS- A artista plástica Clara Vidotti tem usado as redes sociais para expor seus trabalhos neste tempos de pandemia. Dona de um estilo próprio, passeia com desenvoltura pelas técnicas aquarela e nanquim em trabalhos com referências artísticas e do mundo pop em criações autorais e releituras. Além de pintar, a jovem também se expressa por meio do artesanato e da costura.

Em “reclusão criativa”, Clara Vidotti aprendeu desde cedo, espontaneamente, mexendo em tintas e em materiais do também artista plástico e incentivador, o seu pai, Fábio Vidotti, para logo depois, descobrir o que realmente queria fazer. “Algo que vem de dentro de mim, que queima, me deixa inquieta e eu sinto que preciso pôr para fora, é uma necessidade”, relata Clara Vidotti.

Em seus trabalhos, que são variados e diversificados, a artista apresenta cores translúcidas ou no monocromático do nanquim, figuras humanas com um misto de realismo e abstracionismo, retratando suas observações em meio a um turbilhão de sentimentos que vão da alegria à angústia.

Clara Vidotti enfatiza que prefere “trabalhar mais livremente com as cores e com a mistura do imaginário, do inconsciente, dos meus delírios”. Formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Maranhão (UFMA), se declara uma artista inquieta que deseja “compartilhar sensações, emoções, conceitos e ideias”, diz.

Trajetória

A artista é reconhecida desde criança, tendo sido premiada em um concurso nacional, promovido pela Alcoa/Alumar, e teve o seu desenho estampado em cartões de natal, traduzidos em três línguas. Também ganhou um concurso organizado pela Boticário, em São Luís, como o melhor desenho. Além dos prêmios, Clara participou de várias coletâneas com os irmãos Fábio e Raphael Vidotti.

Entre tantos nomes que são suas referências, Clara revela paixão por Van Gogh, pois foi artista “que mais mexeu comigo e o que mais me fez pensar no que eu queria fazer, e como eu queria fazer, pois nunca gostei da busca pelo realismo, ou pela perfeição”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.