Parceria

Setur e UFMA se unem para criação de Plano Nacional de Qualificação do Turismo

Na primeira fase, serão feitas visitas aos municípios que fazem parte de roteiros estratégicos, como a Rota das Emoções; projeto se encerrará em março de 2021

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Cidades de rotas estratégicas, incluindo os Lençóis Maranhenses, serão visitadas
Cidades de rotas estratégicas, incluindo os Lençóis Maranhenses, serão visitadas (lençois h)

SÃO LUÍS - Fazer um diagnóstico da necessidade de qualificação para o público relacionado a cadeia produtiva do turismo. Esse foi o principal tema tratado em reunião na tarde desta sexta-feira (7), entre representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A parceria firmada orientará a implantação da política nacional de qualificação.

Na primeira fase, serão feitas visitas aos municípios que fazem parte de roteiros estratégicos, como a Rota das Emoções das quais fazem parte os municípios maranhenses de São Luís, Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, falou sobre o trabalho desenvolvido na Setur no campo das capacitações. “Temos um portfólio de cursos oferecidos ao trade nos nossos polos turísticos, agora complementados pela plataforma EAD, com quase 5 mil qualificados de 2019 até 2020. Queremos usar essa expertise para contribuir com esse diagnóstico, adequar e melhorar ainda mais o conteúdo oferecido aos profissionais do turismo” pontuou o gestor da Setur.

Ao final deste projeto-piloto, em março de 2021, além de ser possível identificar quais as ofertas e quais as demandas de qualificação existem nas 30 rotas contempladas pelo Programa Investe Turismo.

Coordenação

No Maranhão, a ação está sobre a coordenação da UFMA com os professores do curso de turismo, David Bolças, David Andrade e Anderson Miranda e envolve parcerias com diversas entidades.

“Queremos formalizar essa parceria institucional entre a Secretaria Estadual de Turismo, a Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Federal de Brasília e o Ministério do Turismo para viabilizar a concepção de análises metodológicas para desenvolver o Plano Nacional de Turismo. Vamos construir métodos, técnicas e um documento referencial levando em consideração a qualidade dessas qualificações no sentido dos seus resultados para ponta o turista. A ideia é disponibilizar cursos EAD para o público relacionado a cadeia produtiva do turismo”, explicou o professor doutor Anderson Miranda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.