Imperatriz

Defesa Civil alerta sobre risco de afogamentos no rio Tocantins

Período de veraneio tem início oficial dia 15 de agosto e todo cuidado é pouco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Como a estrutura ainda será montada, Defesa Civil alerta sobre prevenção e conscientização nas praias
Como a estrutura ainda será montada, Defesa Civil alerta sobre prevenção e conscientização nas praias (praia Imperatriz)

Imperatriz - Com o período de veraneio marcado para iniciar dia 15 de agosto, a estrutura de segurança para as praias do Cacau e do Meio, somente será montada na próxima semana e a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, faz um alerta aos banhistas sobre a segurança nas praias de Imperatriz.

A programação de segurança e organização das praias vai contar com energia elétrica, monitoramento com equipe de salva vidas, orientação do trânsito no acesso à praia do Cacau, atendimento do Samu, além da presença da Guarda Municipal, PM e Corpo de Bombeiros.

Como a estrutura ainda será montada, o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, alerta sobre os riscos de afogamento nas praias. Os fatores que influenciam, vão desde questões naturais do rio, até a falta de consciência dos banhistas. “A gente tem uma população que vê a praia como um ambiente de lazer, esquecendo que mesmo assim é um lugar que oferece perigo. Entrar no rio sem a demarcação apropriada para o banho e sem a presença de guarda vidas é um risco muito grande, já que aqui, por exemplo, lidamos com os porões, que são buracos profundos, responsáveis por muitos acidentes”, explica.

A junção de praia e bebidas alcoólicas também entra nos pontos de alerta, assim como a presença de crianças sozinhas na área de banho.

SAIBA MAIS

O decreto nº 82, de 26 de Junho de 2020, editado pelo prefeito Assis Ramos, flexibilizou a abertura das praias de Imperatriz, no período de 15/08/2020 a 15/09/2020. Essa data pode ser revista, caso necessário, de acordo com a estrutura e deverão ser observadas as seguintes restrições:

I – vedado o acesso de veículos, exceto quando pertencentes aos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal;

II – obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários dos estabelecimentos comerciais;

III – banhista deve se locomover na praia utilizando máscaras e só é permitido retirá-la ao sentar-se à mesa ou quando estiver consumindo alimentos, bebidas ou durante o banho;

IV – os grupos de risco e crianças menores de 6 anos de idade não estão autorizados a frequentar as praias;

V – proibido o acesso de animais de estimação;

VI – será permitida a realização de torneios esportivo de pipas (linhas sem cerol) em área que será demarcada pela Defesa Civil.

Com a pandemia do novo coronavírus, que ainda circula em nossa cidade, todas as medidas protetivas devem continuar sendo executadas e os protocolos sanitários seguidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.