Saúde

Agosto é mês de acelga, espinafre, agrião e outros vegetais ricos em nutrientes

Saiba mais sobre os benefícios nutricionais de outras raízes, tubérculos, verduras e legumes deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Folhas verdes de agosto com nutrientes e vitaminas
Folhas verdes de agosto com nutrientes e vitaminas (folhas verdes)

São Paulo - Em agosto, a dica é consumir vegetais como o agrião, que quase sem calorias e de sabor levemente picante, é rico em antioxidantes, bioflavonoides e vitaminas A e C, além de fibras. Para melhor aproveitamento de seus nutrientes, a melhor forma de consumo é crua, em saladas ou sucos, mas pode também ser utilizados em sopas e caldos.

Saiba mais sobre os benefícios nutricionais de outras raízes, tubérculos, verduras e legumes que estão na época em agosto:

Acelga
A acelga contém grandes quantidades de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal; é rica em vitaminas A, C, B3 e K, além de ser fonte de cálcio, fósforo e ferro. Suas folhas possuem ação desinflamatória e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Alface
É um alimento nutritivo e com baixo valor calórico; cada 100g (aproximadamente, 12 folhas) contém em média 15Kcal. A presença de vitaminas A, C e K, antioxidantes, magnésio e potássio favorece o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina A, em conjunto com a luteína e zeaxantina, pode trazer benefícios para a saúde dos olhos, já que são substâncias carotenoides que atuam na redução de doenças oftalmológicas como a catarata, por exemplo.

O consumo regular da alface tem propriedades calmantes e pode ajudar a diminuir a ansiedade. Isso acontece porque suas folhas possuem uma substância conhecida como lactucina que relaxa o organismo e pode ajudar até mesmo a combater a insônia, fazendo com que este alimento seja considerado um calmante natural.

Batata
A batata é rica em carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia. Em sua composição, apresenta vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como por exemplo, as vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção do sistema nervoso central e o potássio, mineral que auxilia o controle da pressão arterial.

Escarola
A escarola é uma ótima fonte das vitaminas C, E, A e do complexo B, além de conter minerais como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, nutrientes que juntos auxiliam no bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestório, respiratório e urinário; seu consumo regular também ajuda manter a saúde dos ossos e a prevenir doenças cardiovasculares. Seu sabor amargo, vem da presença da substância inulina, uma fibra capaz de estimular o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

Espinafre
O espinafre é rico em ferro e contém quantidades significativas de zinco, fibras, vitaminas A, C, E e K, tiamina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês. O consumo desta verdura está associado ao fortalecimento do sistema imunológico, ao bom funcionamento intestinal e à prevenção da anemia.

Repolho
O repolho é fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico; é rico em vitamina E, com importante papel na saúde da pele e dos tecidos; contém vitamina A, responsável por combater infecções e pela prevenção de problemas nos olhos; além disso, possui grandes quantidades de fibras que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo e auxiliam na saciedade.

Abobrinha
A abobrinha é rica em vitaminas C, A e do complexo B. Esse legume tem importante ação anti-inflamatória e possui propriedades que ajudam a controlar a pressão arterial, a prevenir doenças cardiovasculares e ainda a combater alguns tipos de câncer, além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Berinjela
A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e também em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Brócolis
É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.

RECEITA
Quiche de palmito com escarola

Ingredientes
Massa
3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (100g)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (60g)
1 colher (chá) de sal (6g)
3/4 xícaras (chá) de manteiga (155g)
1 ovo médio (65g)

Modo de Preparo
Em uma tigela grande, misture as farinhas e o sal. Agregue a manteiga às farinhas até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Acrescente o ovo e mexa a massa com as mãos até ficar homogênea. Envolva-a com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos.

Recheio
1 cebola pequena (100g)
1 dente de alho pequeno (2g)
1 tomate pequeno (155g)
1 maço de escarola (500g)
1 vidro de palmito (530g)
2 colheres (sopa) de manteiga (40g)
1 xícara (chá) de ervilha congelada (150g)
3/4 xícaras (chá) de queijo cottage (185g)

Modo de Preparo
Lave, descasque e pique a cebola e o alho em cubos pequenos e reserve. Lave, retire as sementes e pique o tomate em cubos pequenos e reserve. Lave e pique a escarola e reserve. Escorra a água da conserva do palmito, lave-o em água corrente, pique-o em cubos pequenos e reserve. Em uma panela média, refogue a cebola e o alho na manteiga, até a cebola ficar transparente. Acrescente a ervilha, o tomate, o palmito, a escarola e o queijo cottage. Refogue por mais 3 minutos e apague o fogo.

Montagem

Ingredientes

Manteiga para untar
3/4 xícaras (chá) de creme de ricota (190g)
3 ovos médios (195g)

Modo de preparo
Unte com manteiga, uma forma redonda de fundo removível, com cerca de 24cm de diâmetro, ajeite toda a massa na forma, fazendo uma pequena borda na lateral, para que o recheio não vaze. Espalhe bem o recheio sobre a massa. Bata no liquidificador o creme de ricota e os ovos por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, cubra o recheio com esse creme e leve para assar a 180°C, por aproximadamente 50 minutos ou até dourar. Sirva quente.

Rendimento: 13 porções
Peso da porção: 100g
Valor calórico da porção: 244 Kcal
Tempo de preparo: 2h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.