Exames

Maranhão é um dos 5 estados com menor testagem da Covid-19

Dados do Ministério da Saúde mostram que o estado apresentou pouco mais de 30 mil testes do tipo RT-PCR; SES informou que já foram realizados mais de 200 mil

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Testagem de Covid-19 é feita nos centros especializados do estado; SES contesta números do MS
Testagem de Covid-19 é feita nos centros especializados do estado; SES contesta números do MS (Central de Testagem)

São Luís - O Maranhão está entre os cinco estados do Brasil, que apresentaram a menor quantidade de testes da Covid-19 durante o período de 26 de julho deste ano até o dia 1º de agosto, de acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS). Os outros estados que também registraram uma quantidade menor de testagem da enfermidade foram Goiás, Paraíba, Acre e Roraima.

Esses dados foram levantados pelo MS por meio das Secretarias de Estado da Saúde de todos os estados do país. O estado apresentou um total de 31.586 testes da Covid do tipo RT-PCR, também denominados de moleculares, ocupando a 23ª posição em nível nacional.

O exame RT-PCR identifica as pessoas que estão com o vírus ativo. Ele diagnostica a presença do vírus no organismo a partir de amostras de secreções do nariz ou da garganta. O material é coletado por uma espécie de cotonete (swab).

Dados
Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, até o dia 26 de julho deste ano já tinham sido realizados 249.289 testes de Covid-19, no Maranhão, e no dia 1º deste mês, esse número chegou a 267.906. Em um intervalo de sete dias, foram realizados um total de 18.617 exames.

Ainda de acordo com os dados da SES, até o dia 6 deste mês, o registro era de 279.254 testes de Covid-19 e sendo que 254.884 foram feitos na rede pública e 24.370 na área privada. Confirmados ainda um total de 127.065 casos da doença e 3.120 óbitos.

Números absolutos
A SES, por meio de nota, informou que, nesta sexta-feira, 7, o Maranhão ocupava a nona posição entre as 27 unidades federativas que mais realizaram testes contra o Covid-19, levando em consideração o número absoluto de testes.

A SES informou, ainda, que os dados são levantados a partir dos números de testes realizados pelas Secretarias de Saúde dos estados, que contabilizam exames do tipo RT-PCR, testes rápidos e sorológicos, e disponibilizam a informação nos sites dos órgãos.

A Secretaria ressaltou, também, que o Ministério da Saúde não traz, em nenhum campo do seu boletim epidemiológico, um balanço do total de testes realizados pelos estados. O documento diz, claramente, que consolida os testes enviados para o GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial pelas unidades da Federação. O GAL reúne apenas os testes do tipo RT-PCR. A SES destaca que foram realizados 279.254 testes nos 217 municípios maranhenses, até o momento.

Testes
No mercado, atualmente, há três tipos de testagem para Covid-19. Um deles é do PCR ou RT-PCR, também chamados de moleculares, diagnosticam a presença do vírus no organismo a partir de amostras de secreções do nariz ou da garganta.

Esse tipo de exame é considerado como o padrão-ouro, por ser mais preciso. A sigla, em inglês, significa transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. Na amostra, a fita simples de RNA do vírus é detectada e transformada por enzimas numa dupla fita de DNA. Esse DNA é amplificado bilhões de vezes numa máquina com ciclos de mudança de temperatura, o que facilita a identificação do material genético do vírus por emissão de luz para a confirmação do caso. É realizado entre o terceiro e o décimo dia a partir do aparecimento dos sintomas.

O outro tipo de teste é o sorológico. Ele busca os anticorpos no plasma e sendo mais detalhado. Tem boa precisão para os positivos, mas, ainda assim, só acertam 50% dos casos negativos e sendo recomendado para ser feito a partir do sétimo dia do surgimento de sintomas.

Ainda tem o teste rápido, que não detecta o coronavírus, mas os anticorpos, as substâncias de defesa produzidas pelo sistema imunológico para combatê-lo. Esse tipo de teste busca dois tipos de anticorpos. Os anticorpos IgM (imunoglobulina M), que indicam contato recente, infecção aguda, presente no momento da realização do exame. Detectam também anticorpos IgG, indicadores de contato prévio e imunidade. São fáceis de fazer, podem ser realizados em hospitais e oferecem resultado em cerca de 15 minutos a partir da coleta de apenas uma gota de sangue. Têm 98% de acerto para os casos positivos.

Mapeamento
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, anunciou no último dia 21, o projeto de estudo que visa apontar a população já infectada pela Covid-19 e que não fez o teste, além das pessoas que se recuperaram em casa ou foram assintomáticas. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Esse projeto é chamado de Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 e também pretende descobrir a prevalência de anticorpos na população do estado, o percentual de quem não teve sintomas e a extensão de infectados em cada município.

Na prática, as pessoas respondem a um questionário e, em seguida, o sangue é coletado para o teste sorológico. O resultado sair em duas semanas e a análise do material coletado é feita pelo Laboratório Central do Maranhão e pela UFMA. Ao todo, 4.080 pessoas devem participar do estudo sorológico.

Número

279.254 testes de Covid-19 foram realizados no Maranhão até o último dia 6, segundo a SES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.