Geral | Atenção, gateiros!

Hoje é o Dia Mundial do Gato, você já tem o seu?

Mais de 50% dos tutores de gatos consideram o animal como um filho ou membro da família
08/08/2020 às 15h38
Hoje é o Dia Mundial do Gato, você já tem o seu?Você já fez um carinho no seu gato hoje? (Divulgação)

São Paulo - Hoje, 8 de agosto, é celebrado, mundialmente, o Dia do Gato. A data foi instituída em 2002 pela International Fund For Animal Welfare, com um objetivo muito importante: conscientizar tutores sobre a importância dos cuidados com os felinos, a fim de garantir sua saúde e bem-estar.

E o brasileiro está cada vez mais gateiro. O aumento da população de felinos nos lares brasileiros se deve muito à mudança no estilo de vida das pessoas e às próprias características do animal, que são mais independentes que os cães e de fácil adaptação a ambientes pequenos, como apartamentos. E junto com este crescimento, a percepção dos tutores em relação aos seus gatos também mudou.

A pesquisa nacional da CVA Solutions, realizada em fevereiro deste ano, com mais de 2 mil tutores de gatos, mostrou que 33,2% das pessoas consideram seu felino como um filho - um crescimento de 12,8% em relação a 2014.

Os resultados ainda revelaram que 22,1% consideram o gato como um membro da família. Isso significa que 55,3% dos tutores desenvolveram uma relação de muita afetividade com os bichanos, fazendo com que estes animais desempenhem um papel não só de companheiros, mas de provedores de amor e bem-estar emocional para os seres humanos.

A pesquisa da CVA também identificou que, atualmente, 67,7% dos gatos vivem dentro das casas, representando um aumento de 5,2% se comparado a 2014. "É um crescimento tímido, mas importante, o qual queremos incentivar. O gato que vive dentro de casa fica, naturalmente, mais próximo do tutor e sua saúde é observada com mais atenção. Além, é claro, do animal ficar menos exposto aos riscos de contrair doenças, sofrer um acidente ou mesmo se perder nas ruas", explica Gláucia Gigli, Diretora de Marketing da Royal Canin® Brasil.

Já quando o assunto é gasto com o pet, a pesquisa mostrou que tutores de gatos investem, em média, R﹩ 297,00 por mês em cuidados com o animal, incluindo plano de saúde, médico-veterinário, vermífugo, vacina, antipulga, comida e areia sanitária. Na hora de comprar produtos, 37,5% relataram que escolhem pet shops de bairro e 23,1% as mega pet shops. A proximidade à loja é o principal fator pela escolha do local de compra.

ENTENDA
Uma organização de defesa animal, escolheu o dia 17 de fevereiro sendo o dia mundial do Gato. Os gatinhos ainda são protagonistas ao longo do ano do Dia de Abraçar Seu Gato (em 4 de junho), o Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA). Com uma data específica ou não, quem gosta de gatos, os amará e cuidará deles todos os dias. E isso é que importa!

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte