Sabor e amor

Dia dos Pais pede receitas muito especiais

O cardápio para a data pode deixar o dia mais saboroso e, para isso, a escolha do ingrediente principal é importante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

São Luís - O isolamento social continua e as novas formas de celebrar datas importantes também, e o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (9), não será diferente. O cardápio para a data pode deixar o dia mais especial e saboroso e, para isso, a escolha do ingrediente principal é importante.

O bacalhau é um peixe muito versátil, vai do forno à churrasqueira sem perder o sabor. Pescado nas águas frias e cristalinas que circulam o Polo Norte, na Noruega, é altamente saudável e, além disso, tanto o autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, quanto os peixes da mesma família (Gadidae) - Saithe, Zarbo e Ling - rendem até 30% a mais após o dessalgue, ou seja, eles retornam o volume que perderam durante o processo de salga e secagem, totalmente livre de conservantes, pois é apenas peixe, sal e mais nada.

O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo.

A versatilidade desse peixe permite o preparo de inúmeras receitas, tradicionais ou não. Uma opção para sair do básico é prepará-lo na grelha e o sabor vai surpreender. Para garantir o sucesso no preparo, é preciso saber escolher, dessalgar e armazenar esse peixe em casa, sendo uma excelente escolha para consumir o ano todo.

  • Como comprar:
Na hora de comprar o bacalhau, é importante checar a origem do produto para ter a certeza de que está levando para casa o autêntico Bacalhau da Noruega. Essas informações estão disponíveis na etiqueta e, também na logomarca da Seafood from Norway, representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

  • Como dessalgar:
O tempo de dessalgue do bacalhau depende da altura das postas e a peça escolhida. O

indicado é a colocação do bacalhau em recipiente de água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau.

  • Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:
Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

  • Como armazenar em casa:
1º - Ao comprar o bacalhau na bandeja, retirar o filme plástico, fazer o mesmo no caso de comprar no saquinho, e colocar em vasilhame bem limpo, seco e com tampa.
2º - Mantenha sempre em local frio. O bacalhau salgado e seco deve ser mantido em refrigerador (nunca manter em temperatura ambiente, em armários, prateleiras, etc).
3º - Se você já fez todo o processo de dessalgue, basta armazenar no freezer por até oito meses (observando sempre a data de validade) e pincelar com azeite para evitar o ressecamento.
4º - Nunca congele o bacalhau ainda salgado.

E agora que você já sabe tudo sobre bacalhau, que tal fazer uma receita super saudável e especial para o seu pai neste fim de semana?

[e-s001]Bacalhau da Noruega grelhado com azeite de alho

Ingredientes

400g de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola
3 dentes de alho
Salsinha
Sal a gosto

Modo de preparo

Inicialmente, prepare o molho para pincelar o bacalhau durante o seu preparo. Pique finamente a cebola, a salsinha e os dentes de alho. Coloque em uma tigela pequena, tempere com um pouco de sal, um fio de azeite e misture bem.
Coloque o bacalhau com a pele voltada para baixo na grelha, previamente pincelado em azeite. Em seguida, pincele com o molho preparado, deixe grelhar por cerca de 3 minutos cada lado, sempre pincelando. Cubra-o com o molho e sirva de imediato. Sal a gosto.

[e-s001]Bacalhau na churrasqueira com mini batatas, cebolas e tomates

Ingredientes

2 lombos grossos de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
1/3 de xícara de chá de azeite de oliva
Alecrim a gosto
300g de mini cebola descascada
300g de mini batatas
200g de tomate sweet grape
Sal a gosto

Modo de preparo

Misturar o alecrim no azeite de oliva (se puder fazer isso pelo menos 1 dia antes melhor, para pegar gosto).
Colocar em um pote as mini cebolas, as mini batatas e os tomates sweet grape, acrescentar cerca de 3 colheres de sopa do azeite de oliva aromatizado, temperar com um pouco de sal e misturar muito bem, reservar. Pincelar os lombos de bacalhau já dessalgados com o azeite de oliva aromatizado com alecrim, não esquecer de pincelar a pele. Pincelar também a grelha do churrasco e colocar os lombos de bacalhau com a pele voltada para baixo e no sentido da grelha. Ao redor dos lombos, colocar as mini batatas e as mini cebolas que estavam reservadas. Levar na churrasqueira com fogo moderado, só depois de grelhar o lado com pele deve-se virar para grelhar o outro lado, isso evitará que as postas se desfaçam, neste momento que virar, colocar os tomates sweet grape temperados, é importante colocar apenas neste momento para que não desmanchem. Durante o processo que o bacalhau está na churrasqueira é muito importante pincelar azeite e borrifar água pelo menos 3 vezes para evitar que ele resseque. O bacalhau estará grelhado quando a espinha soltar com facilidade.

[e-s001]Braseado de Bacalhau

Ingredientes

1kg de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
100ml de azeite de oliva
50g de gengibre

Modo de preparo

Besunte o bacalhau no azeite e leve para assar em uma grelha distante do fogo pelo menos 20cm.
Durante o processo de assar, salpique levemente o molho obtido com a mistura dos demais ingredientes batidos no liquidificador. Use um pincel ou um ramo de erva para salpicar o molho uniformemente sobre a peça. Sirva o bacalhau depois que ele estivar dourado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.