Edson Sousa Júnior - gerente de Google Customer Solutions

De São Luís para a equipe do Google

Maranhense que se tornou gerente de uma das empresas mais conhecidas no mundo não esquece suas origens e sempre que pode retorna à capital onde nasceu

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
maranhense  Edson Sousa Júnior integra equipe do Google desde 2012
maranhense Edson Sousa Júnior integra equipe do Google desde 2012 (Maranhense Edson Sousa Júnior)

SÃO LUÍS - O Google Brasil completou 15 anos e, nesse ínterim, a empresa vem participando ativamente da vida dos brasileiros. O país é hoje um dos cinco principais mercados para as nove plataformas com mais de 1 bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play, Fotos, Drive e Gmail.

O maranhense Edson Sousa Júnior faz parte de boa parte dessa história, desde que foi contratado, em 2012. Hoje, o gerente de Google Customer Solutions, equipe focada para oferecer soluções para PMEs, relembra sua infância no Maranhão. “Mudei de São Luís aos 11 anos, mas ainda me identifico muito culturalmente com o local. Meu pai e boa parte da família estão lá. Então, faço questão de levar minha esposa e filhas para conhecerem a minha terra”, diz Edson, apelidado pelos colegas paulistas de Ed.

Sua mudança de São Luís teve um motivo principal: seu irmão passou no vestibular em Brasília e o pai conseguiu transferência para uma nova fase da família, também na cidade. Na capital federal, Ed permaneceu durante toda a adolescência e iniciou na faculdade de Comunicação pela conhecida Universidade de Brasília (UnB).

Desafio

Logo que terminou o curso superior, aceitou o desafio de empreender ainda durante a juventude e, com um amigo de faculdade, abriu uma agência de conteúdo digital. “Foi a primeira agência com este propósito em Brasília. Na época, sabíamos que esse mercado já estava estabelecido em São Paulo e que logo iria se expandir Brasil afora”, explica.

A carreira foi avançando rapidamente e, após um período de agência, Ed aceitou outra proposta de trabalho na área de publicidade, para atender grandes empresas, mas a vontade de empreender seguia viva dentro dele. Com o tempo e algumas experiências acumuladas, ainda morando em Brasília, ele ficou sabendo de uma oportunidade em São Paulo, no escritório do Google.

Nesse período, já possuía um bom cargo, mas vislumbrava essa oportunidade como sendo única. Então, tomou a decisão que poderia até mudar sua área de atuação profissional para ingressar na empresa. Uma vez inscrito no processo seletivo, o publicitário passou por diversas entrevistas e avaliações durante aproximadamente 6 meses. “Naquela época, tive um pensamento claro. Vou semear dois sonhos e ver no que dá: começar um negócio ou entrar no Google”.

A aposta resultou em sua entrada no Google, em maio de 2012. Com a expertise em marketing digital, logo ingressou na área que tem como objetivo desenvolver digitalmente os pequenos e médios negócios no Brasil, sendo um parceiro das empresas em sua jornada digital.

“Nós oferecemos diversas ferramentas gratuitas, como o Google Meu Negócio, para ajudar quem está no início da caminhada online. Sabemos que naquela época, a internet já era importante para a operação das empresas, mas hoje podemos afirmar que se tornou ferramenta fundamental para qualquer negócio”, completa.

Oportunidade
Não somente com as PMEs, mas Edson também teve a oportunidade de desenvolver grandes marcas no ambiente digital e, atualmente, ele coordena os times que atendem os pequenos e médios anunciantes. “Cresci internamente e me sinto muito feliz hoje de ter a oportunidade de desenvolver pessoas e vê-las crescer numa empresa como o Google. Hoje gerencio diversos colegas, com um time dedicado a oferecer insights de negócio e consultoria de marketing digital para nossos clientes”, explica.

A mudança para São Paulo aumentou ainda mais a distância para São Luís, mas não o impediu de mostrar toda a cultura maranhense para os outros funcionários do Google. Ed conta que até mesmo já fez que executivos de fora do país arriscassem alguns passos do bumba meu boi nas confraternizações da empresa. Sempre que tem a chance, vai aos shows de Zeca Baleiro e Rita Benneditto, em São Paulo.

Bumba-boi
Em São Paulo, ele se casou e tem duas filhas. Lá, também acompanha o bumba meu boi por meio de Tião e Ana Maria Carvalho, do Grupo Cupuaçu. Ele garante que o que mais faz falta é andar pela Avenida Litorânea e o cuscuz que, segundo ele, não há igual ao do Maranhão. Para compensar, come tapioca em uma de suas refeições, religiosamente, e gosta tanto do produto que está investindo com seu cunhado em uma empresa de produtos de tapioca.

É essa conexão com “sua terra” que o executivo faz questão de manter também em sua rotina no trabalho. “Ano passado, os gerentes daqui receberam um convite do Sebrae do Maranhão para falar com 200 pessoas sobre marketing digital e empreendedorismo. Quando eu soube que era lá, falei ‘eu vou!’. Não somente ajudar os empreendedores que estavam na plateia, mas ele também realizou treinamentos com o time do Sebrae, para multiplicar o conhecimento que adquiridos em sua jornada no Google.

Além do atendimento a pequenas e médias empresas, o Google também está presente no Maranhão por meio do Street View e Google Earth, permitindo que qualquer pessoa no mundo dê uma volta virtual nas cidades do estado, assim como nos famosos Lençóis Maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.