Debate ampliado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Em meio ao retorno das aulas presenciais nas escolas da rede privada de São Luís na última segunda-feira e o adiamento do reinício do calendário escolar regular da rede pública estadual - que estava marcado para o dia 10 deste mês -, o posicionamento de um epidemiologista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ampliou o debate e a polêmica sobre o tema.

Antônio Augusto Moura da Silva, professor doutor titular do Departamento de Saúde Pública da UFMA, e professor de Epidemiologia do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da universidade, afirmou que este ainda não é o momento adequado para a retomada das aulas no estado.

O especialista disse que estudos apontam para pelo menos três critérios que devem ser observados obrigatoriamente nas instituições de ensino, no momento em que o mundo inteiro enfrenta a pandemia da Covid-19.

A transmissão do novo coronavírus, segundo o epidemiologista, deve estar baixa; é necessário que haja capacidade de identificar e bloquear surtos nas escolas e as unidades devem estar adaptados para o chamado “novo normal”.

Ele explicou que o primeiro critério o Maranhão ainda não está cumprido, já que a transmissão comunitária da doença ainda não está em nível baixo. O estado chegou até a registrar recentemente, nível de transmissão abaixo de 1, mas esse número precisa permanecer inalterado por pelo menos 1 mês, segundo o especialista, o que ainda não ocorreu.

Até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 3.100 pessoas morreram no Maranhão em decorrência do novo coronavírus. O número de casos confirmados superou a marca de 125 mil e os casos ainda ativos, somam mais de 7.600.

O debate, portanto, deve ser ampliado e a retomada das aulas, referendada por órgãos de controle e vigilância sanitária. Não há espaços para omissões.

Caso contrário, os danos podem ser irreparáveis e o trauma, devastador.

Monitoramento

A Saúde do Brasil monitora casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em crianças e adolescentes entre 7 meses e 16 anos de idade.

Há relatos de casos registrados no Maranhão, sobretudo, na Região Metropolitana de São Luís.

É mais uma situação que preocupa pais, professores e funcionários de escolas públicas e privadas de todo o país.

Afronta?

Apesar de ter reconhecido ter tomado calote do Consórcio Nordeste, como mostra ampla matéria desta página, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou à Corte do TCE, por meio de advogados, não ser de sua responsabilidade informar sobre contratos assinados com o colegiado.

A resposta, a um ofício assinado pelo conselheiro Antônio Blecaute, foi encaminhada ao TCE pelo escritório Rêgo Carvalho Gomes Advogados, que representa Lula.

“No que se refere à conclusão da Unidade Técnica, que recomendou ao Manifestante a disponibilização da documentação referente aos Contratos Administrativos para compra dos respiradores no SACOP, entendemos data máxima vênia que tal obrigação não é de responsabilidade do Manifestante”, diz trecho da manifestação.

Troca-troca

O PSTU decidiu mudar o seu pré-candidato na disputa pela Prefeitura em São Luís, nas eleições 2020.

Com isso, o até então pré-candidato a prefeito, Saulo Arcangeli, deixa a disputa pelo Executivo. Quem o substitui é Hertz Dias.

A justificativa é de que Arcangeli reúne grandes chances de se eleger vereador na capital, e assim, representar de forma inédita a sigla na Câmara Municipal.

Visitas

Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e das demais unidades prisionais da Região Metropolitana de São Luís voltaram a receber visitas após o período de suspensão causada pela pandemia do novo coronavírus.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) nas redes sociais oficiais do órgão.

Para a retomada das visitas, que estão permitidas a cada 15 dias, foram adotadas algumas medidas preventivas, como uso de máscaras, distanciamento mínimo de dois metros entre detento e visitante e proibição de contato físico nos encontros.

Policlínica

O Hospital de Campanha montado em Santa Inês para o atendimento a pacientes de Covid-19 será transformado em Policlínica.

A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

O pedido havia sido feito pelo chefe do Legislativo ao governador Flávio Dino. Felipe dos Pneus, que também defendia a ideia, participou do encontro que selou o destino do hospital de campanha.

Opinou

O governador Flávio Dino (PCdoB) deu a sua opinião a respeito da proposta de Reforma Tributária do Governo Federal.

De acordo com Dino, a medida deve provocar impacto negativo para a população mais pobre e para a classe média.

“Esse caminho que Bolsonaro deseja é de esmagamento daqueles que menos tem e que é prejudicial para a classe média”, disse.

De olho

R$ 4.371.840,00 foi o valor repassado pelo Governo, em segunda remessa, para o Consórcio do Nordeste na compra de respiradores.

E mais

- Por onde anda o ex-vereador Fábio Câmara, que ganhou protagonismo na oposição no Legislativo Municipal e em 2016 tentou eleger-se prefeito da capital?

- O MDB segue indefinido para a eleição municipal 2020 de São Luís.

- O partido abriu canal de diálogo com pelo menos cinco pré-candidatos na capital, mas segue estudando caminhos que possam resultar em força na corrida eleitoral de 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.