Vandalismo?

Busto de escritor ainda não retornou à Praça do Pantheon, no Centro

Escultura de Josué Montello teria sido retirado do local pela Prefeitura de São Luís para manutenção; outros bustos estão sem placas de identificação e não há informações sobre cuidados com eles

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
No lugar do busto, uma casca de coco; outros estão sem as placas
No lugar do busto, uma casca de coco; outros estão sem as placas (busto Josué Montello)

São Luís - Quem passa pelo Complexo Deodoro, no centro de São Luís, percebe que um dos bustos, dispostos na Praça do Pantheon, o do intelectual Josué Montello, ainda não foi recolocado. A escultura teria sido retirada de lá para manutenção. Em seu lugar, O Estado flagrou uma casca de coco com uma flor artesanal inserida. Além disso, outros bustos estão sem as placas de identificação.

“Estive no Complexo Deodoro, recentemente, com uns amigos turistas, e quando eles estavam tirando fotos, perceberam que um busto estava faltando e eles queriam saber os nomes de outros que não tinham placas. Mas eu não soube explicar o que tinha acontecido e disse que os monumentos tinham sido alvo de vândalos”, contou o acadêmico de Direito Gabriel Gonçalves.

Em postagem no Instagram, o jornalista Joel Jacintho demonstra preocupação com o busto retirado e também com a ausência das placas. "Não sei se são sinais de vandalismo ou se as placas com os nomes foram retiradas para serem colocadas novas (?). E até o busto de Josué Montello foi retirado. Quem pode responder?", escreveu.

O Complexo Deodoro é formado pelas alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e as praças Deodoro e Pantheon, onde estão colocados os 18 bustos de renomados intelectuais maranhenses. A revitalização daquela era da cidade aconteceu em 2018, contribuindo para o aumento do fluxo de pessoas. As obras foram executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Cola
Ontem, via Whatsapp, O Estado conversou com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), Maurício Itapary. Ele informou que a manutenção dos bustos dos intelectuais é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, mas acredita que a estátua de Josué Montello tenha sido retirada porque a cola que a mantém presa ao pedestal ressecou e, por essa razão, o monumento estaria um pouco inseguro na estrutura.

“Pelo que sei, o busto foi guardado no Posto da Guarda Municipal, no próprio Complexo Deodoro, e estão providenciando para devolvê-lo ao lugar. A Prefeitura também estava temendo que a estátua fosse roubada”, informou Maurício Itapary.

O Estado entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luís, para prestar esclarecimentos sobre o retorno do busto e, também, sobre a ausência das placas de identificação de algumas personalidades homenageadas. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.