Estado Maior

Por que a pressa?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Diz a sabedoria popular que a pressa é inimiga da perfeição. Nesta semana, o PCdoB provou isso na prática. Após um encontro de comunistas com o ex-deputado federal Pedro Fernandes (PTB), aliados do pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB, Rubens
Júnior, andaram comemorando o apoio dos pedetistas. Revelaram até os termos: em troca da aliança, Fernandes, que é suplente da senadora Eliziane Gama (Cidadania), assumiria vaga no Senado, diante de uma estratégica licença da titular do mandato.

Ao comemorar o feito, no entanto, parece que esqueceram de fechar bem o que poderia ter sido um acordo.

Logo na terça-feira (4), o presidente estadual do PTB, deputado federal Pedro Lucas Fernandes, filho de Pedro Fernandes, tratou de pôr as coisas no seu devido lugar.

- Aquela foto foi de uma visita que fizeram a PF [Pedro Fernandes] no sábado. Não existiu fechamento -, declarou.

Era o prenúncio de que, de fato, os aliados de Rubens Júnior teriam colocado a carroça na frente dos bois.

O que se confirmou ontem, quando, após tanto “disse me disse”, o PTB anunciou que, na verdade, vai mesmo apoiar é o pré-candidato
do DEM, deputado estadual Neto Evangelista.

Que havia ficado calado esse tempo todo...

Previsível
Na verdade, o apoio do PTB a Neto Evangelista (DEM) era algo previsível para quem acompanha com o mínimo de atenção o noticiário
local.

Até o início do ano, o partido estava fechado com o vereador Osmar Filho, que seria candidato pelo PDT.

O pedetista, no entanto, desistiu da disputa justamente em favor de Evangelista. Natural, portanto, que quem já estava com ele, o acompanhasse.

Esfriou
Com a oficialização da aliança entre PTB e DEM na capital, aliados do PCdoB receberam uma "ducha de água fria".

Isso porque miravam o apoio petebista para uma "virada" no projeto Rubens Júnior na capital.

Que, até mesmo para alguns defensores, vai "se afundando" e, sem lastro, não empolga os eleitores.

Em casa
O jornalista José Linhares Jr, de O Estado, que estava hospitalizado na Rede D'or São Luís (antiga UDI), teve alta nesta quarta (5).

Ele estava internado desde o dia 12 de julho, quando foi diagnosticado com um tipo de aneurisma na aorta.

Operado às pressas pela equipe do Dr. Vinicius Nina, o jornalista agora vai iniciar a reta final de sua recuperação em casa.

Sem adiamento
O Projeto de Lei nº 232, encaminhado pelo Poder Executivo, que modifica a sistemática do ICMS sobre a prestação de serviços de transporte foi aprovado ontem (5) na Assembleia.

Na prática, com a sanção dos parlamentares ao texto, o Governo do Maranhão está proibido de conceder o chamando diferimento (ou adiamento) do tributo.

A medida, em tese, deve dar fôlego às finanças do Governo.

Em silêncio
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), dá mostras de que não deve se envolver no debate eleitoral da capital no primeiro turno.

- Não falo sobre política - disse ele na terça-feira (4), ao ser questionado em entrevista à Mais FM, durante a entrega da Praça da Bíblia.

A postura do pedetista deve ser a mesma do governador Flávio Dino (PCdoB), já que o grupo tem muitos candidatos no processo.

DE OLHO

13 É O NÚMERO de pré-candidatos já lançados para a disputa pela Prefeitura de São Luís nas eleições de 2020; o número pode diminuir, contudo.

Apoio
Representantes de mais de 50 empresas de pequeno, médio e grande porte reuniram-se na terça-feira (4), para reforçar apoio à pré-candidatura de Carlos Madeira (Solidariedade) à Prefeitura de São Luís.

Além dos representantes da classe empresarial ludovicense, estavam presentes o presidente do Solidariedade no Maranhão e secretário estadual da Indústria e Comércio, Simplício Araújo; o secretário de Segurança, Jefferson Portela, o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão, além do juiz Marlon Reis.

Todos os representantes enfatizaram o perfil empreendedor, conciliador e visionário de Madeira.

E MAIS

• O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a decisão do STF que invalida o uso de delação do ex-ministro Antonio Palocci em ação penal contra o ex-presidente Lula.

• Grande expectativa em São Luís para a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope; os números devem ser anunciados na próxima semana.

• O pré-candidato a prefeito de São Luís pela Rede, Jeisael Marx, revelou que conversa com a pedagoga Janicelma Fernandes e o músico Fauzi Beydoun para que um deles seja seu candidato a vice.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.