COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
APROFA. DRA. Amanda Thomé, Pós-Doutora em Direito e Coordenadora local do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito PUCRS/UNDB e o Pres. da OAB-MA Dr. Thiago Diaz que assinaram convênio entre as duas instituições com foco no novo programa de Mestrado Acadêmico
APROFA. DRA. Amanda Thomé, Pós-Doutora em Direito e Coordenadora local do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito PUCRS/UNDB e o Pres. da OAB-MA Dr. Thiago Diaz que assinaram convênio entre as duas instituições com foco no novo programa de Mestrado Acadêmico

Convênio entre a UNDB e OAB-MA
A UNDB Centro Universitário firmou convênio com a OABMA para oferecer descontos aos associados da Ordem dos Advogados Secção Maranhão no novo programa de Mestrado da instituição; conforme as regras do documento assinado pelo Presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, e a representante da UNDB e Coordenadora do programa, profa. Dra. Amanda Thomé.
À partir do próximo mês de setembro os profissionais de Direito poderão usufruir do novo programa da UNDB e da PUC do Rio Grande do Sul; instituições que são referência em educação e assinam o novo Mestrado Interinstitucional Acadêmico (MINTER) em Direito PUCRS/UNDB. Vale lembrar que a UNDB possui o 2º Melhor Curso de Direito do Brasil na Avaliação do ENADE/MEC. Já a Escola de Direito da PUCRS é a Melhor Pós-Graduação do Brasil na avaliação da CAPES.
Trata-se de um dos mais renomados programas de especialização da área, que foi criado para atender as necessidades de diversos profissionais que agora poderão estudar sem a necessidade de sair de São Luís. Vale lembrar que os mestrados interinstitucionais são modalidades de Projetos de
Cooperação entre instituições para a qualificação de profissionais de nível superior. Eles consistem em turmas temporárias conduzidas por uma instituição promotora que nesse caso será a UNDB.

Morreu Lapouge
Morreu esta semana, em Paris, aos 97 anos de idade, o jornalista e escritor francês Gilles Lapouge morre aos 97 anos de idade Lapouge era um apaixonado pelo Brasil – e em especial pelo Maranhão, que visitou algumas vezes e teve este Repórter PH como anfitrião.
O francês se mudou para o Brasil em 1951 e foi, durante várias décadas, correspondente em Paris de O Estado de S. Paulo, no qual publicou em quase 70 anos, mais de 10 mil textos. O último deles foi no começo de junho deste ano: “As coincidências da raiva”.
Durante mais de 40 anos ele cultivou uma sólida amizade com o jornalista maranhense-cearense Napoleão Sabóia.

Veto necessário
Atendendo solicitação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão(FIEMA), o governador Flávio Dino vetou o Projeto de Lei Ordinária nº
158/2020, de autoria do deputado estadual Doutor Yglésio, que dispõe sobre a obrigatoriedade de Testagem Obrigatória/Periódica para detecção do coronavírus em empresas.
No ofício encaminhado ao governador, o presidente Edilson Baldez destaca que devido ao atual momento de incertezas econômicas, essa nova lei iria
onerar os custos e colocar em risco a sobrevivência das empresas maranhenses.
O veto dessa lei vai atenuar a vida de quem produz, principalmente as micro, pequenas e médias empresas, e assegurar a preservação dos postos de
trabalhos e ainda ajuda no soerguimento das negócios atingidos drasticamente nesse período da grande crise sanitária.
Baldez ressalta ainda que as empresas já adotam as medidas sanitárias determinadas nos protocolos do governo estadual.

Maria da Penha
O Tribunal de Justiça do Maranhão abriu a programação alusiva ao 14º aniversário da Lei Maria da Penha, comemorado em 7 de agosto.
O início das atividades foi marcado por uma reunião do presidente do TJ, desembargador Lourival Serejo, e do presidente da Cemulher, desembargador Cleones Cunha, com 116 juízes competentes para o julgamento dos processos na área da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante a abertura do encontro virtual, Lourival Serejo enfatizou a importância e os avanços da Lei Maria da Penha no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Carta à sociedade
Grande parte dos professores da rede pública de ensino do Maranhão é a favor da volta às aulas apenas em 2021, até que todos, docentes e discentes, sintam-se seguros para frequentar novamente as salas de aula. Em um documento endereçado à sociedade, eles elencam todos os
motivos que os levaram a solicitar essa prorrogação.
Entre outras coisas, que crianças e adolescentes serão alvo de contaminação por Covid-19 na reabertura das escolas, podendo levar o contágio para suas famílias, elevando a curva epidemiológica. Além da vida dos estudantes, estarão em risco também a de seus familiares, inclusive os que estão
nos grupos de risco, bem como a dos professores e demais funcionários.

Alto desempenho para MBA
O gerenciamento de alto desempenho é assunto da modernidade que vem sendo trabalhado com bastante frequência na Faculdade de Negócios Faene. Esta semana, quem abordou esse assunto na instituição foi o professor João Maurício, que ministra aula para turmas de MBA. A
faculdade ainda está em esquema de aulas remotas e retornará às atividades presenciais no próximo dia 8 de agosto.

TRIVIAL VARIADO
As manifestações da cultura popular caracterizam a identidade social de um povo. No Maranhão o São João é uma das mais belas e ricas expressões do folclore e reúne elementos de fé, força e beleza singulares.

No assunto: em tempos de isolamento social, que por motivos de saúde impediram a realização dos arraiais pela cidade, a Fribal deu uma contribuição para manter viva e forte a chama da tradição junina maranhense, através de um vídeo que exalta o São João.

Explico: com belas imagens do acervo do premiado fotógrafo Meireles Jr., o vídeo que a Fribal veiculou em suas redes sociais acabou viralizando, pois emociona pelo casamento perfeito de texto e imagens com os elementos do folclore junino maranhense.

O Maranhão teve mais 529 casos novos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, chegando a 122.482 casos confirmados. Segundo o boletim da SES, o estado tem também 3.069 mortes pela Covid-19 e 110.708 pessoas curadas.

Pedro Almodóvar é o primeiro diretor a ter um filme novo para lançar em meio à pandemia do novo coronavírus. O mestre espanhol vai estrear o seu “The Human Voice” no Festival de Veneza, que ocorre entre 2 e 12 de setembro.

O Ministério da Saúde lançou campanha de incentivo à amamentação. A medida marca a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, que ocorre na primeira semana de agosto, em mais de 150 países.

Membro da Academia Maranhense de Letras, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, escreveu ontem duas crônicas – e distribuiu aos amigos – em que homenageia os seus confrades Milson Coutinho e Waldemiro Viana, falecidos nesta semana.

A Escola Crescimento está comemorando a conquista do primeiro lugar no Prêmio PNGE, na categoria Responsabilidade Social, pelo projeto Expocine Crescimento. A propósito, a Escola acaba de conquistar mais um nome de peso para a sua estrutura administrativa: o competente técnico Marco Moura da Silva.

DE RELANCE

Criatividade na pandemia
Nesta pandemia da Covid-19, muitas empresas e empreendedores buscam superar esse momento de dificuldade com muita criatividade. Foi o caso da H2Arts Personalização, especialista em presentes personalizados, que enxergou na crise uma oportunidade de crescimento e maior visibilidade em redes sociais. Neste cenário de isolamento e distanciamento social, em que o atendimento
presencial requer adoção de protocolos sanitários rígidos, a empresa lançou mão de ferramentas como o serviço de delivery para que o cliente seja atendido com toda a comodidade, segurança e qualidade.

Vereadores e prefeitos
O Ministério Público Eleitoral do Maranhão emitiu recomendação aos prefeitos e vereadores que não façam propaganda eleitoral na execução de programas sociais e de distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios. Não deve ocorrer enaltecimento em favor
de candidato, pré-candidato ou partido político, ainda que de forma subliminar, e essas ações não podem ser realizadas por entidades nominalmente vinculadas ou por eles mantidas.

Live de Thaís Moreno
A cantora Thaís Moreno, a Ivete Sangalo do Maranhão, continua brilhando nas redes sociais, enquanto aguarda o retorno aos palcos da cidade, tão logo saiam os decretos de liberação de eventos. Entre os projetos de Moreno, está uma nova live, mas em parceria com outra artista cujo nome, por enquanto, ela guarda a sete chaves.

Promulgação na Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, promulgou lei que estabelece a possibilidade de pagamento parcelado de débitos referentes ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de junho de 2019.

Centro de Hemodiálise
Ainda sobre o deputado Othelino Neto: ele participou da solenidade virtual de inauguração do Centro de Hemodiálise e da nova urbanização da Praça do Centenário em Pinheiro. Durante a solenidade, conduzida pelo governador Flávio Dino, Othelino enfatizou que a chegada do novo equipamento de saúde era um momento muito esperado pelo povo de Pinheiro e demais municípios da Baixada maranhense.

Gasolina antiga
Toda a gasolina vendida pelas refinarias brasileiras ou importada para o país já precisa atender a novas especificações de qualidade aprovadas em janeiro, com o objetivo de melhorar a eficiência do combustível vendido no Brasil. Distribuidoras e postos ainda terão prazo para eliminar os estoques de gasolina antiga, com o prazo de 3 de novembro para o fim da venda da gasolina antiga.

Lista de espera
Divulgado pela Universidade Federal do Maranhão o edital que regulamenta os prazos e procedimentos específicos para a Lista de Espera da instituição – Sisu 2020.2, para o preenchimento das vagas não ocupadas nos cursos presenciais de graduação, após a chamada regular do processo seletivo. A confirmação eletrônica no site da instituição será no período de 10 a 13 de agosto. O edital regulamenta o procedimento específico de confirmação eletrônica de interesse pela vaga no site e demais disposições da lista de espera. Poderão efetuar a confirmação eletrônica de interesse pela vaga no site da UFMA todos os candidatos que, anteriormente, manifestaram interesse no site do Sisu em constar na Lista de Espera.

Para escrever na pedra:
“Jamais perca o seu equilíbrio por mais forte que seja o vento da tempestade”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.