Homicídio

Ouvidos pela polícia e liberados os suspeitos de matar homem

O assassinato a golpes de facão ocorreu dentro da casa da vítima, no bairro Estiva; os criminosos ainda roubaram e destruíram o veículo do morto

ismael araújo Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Os suspeitos se apresentaram na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP)
Os suspeitos se apresentaram na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) (delegacia)

São Luís - A polícia afirmou ontem que já se apresentaram na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Avenida Beira-Mar, e, em seguida foram liberados os dois suspeitos de terem assassinados a golpes de facão Gilmar da Cruz Machado, de 36 anos. Segundo a polícia, o homicídio ocorreu na residência da vítima, na Estiva, na noite do último domingo, e ainda uma pessoa foi lesionada no braço.

O delegado Cláudio Barros, da SHPP, informou ontem durante entrevista à Rádio Mirante AM que os dois acusados desse crime compareceram de forma voluntária à SHHP onde prestaram esclarecimentos sobre o caso e, logo após, foram liberados devido não haver mandado de prisão expedido pela Justiça.

Ainda de acordo com o delegado, os acusados declararam que cometeram esse ato criminoso devido acreditar que a vítima estava dando em cima de mulheres casadas por meio da internet. Uma delas é esposa de um dos suspeitos. “A polícia está no aguardo de mais detalhes para poder identificar a motivação desse crime e encaminhar o inquérito ao Poder Judiciário”, explicou o delegado.

Ato criminoso

A polícia informou que os dois suspeitos foram até a noite do último domingo até a residência da vítima. Neste local, eles primeiramente começaram a quebrar o veículo de Gilmar Machado e, logo após, realizaram o homicídio.

A vítima foi golpeado em várias partes do corpo e ainda levado para o Socorrão II, localizado na área da Cidade Operária, onde veio a falecer. Os acusados ainda golpearam a esposa da vítima, mas não corre risco de morte.

Faccionados

A polícia ainda ontem não conseguiu prender os acusados da morte de um adolescente, de 16 anos, ocorrida durante a madrugada de terça-feira (4), na Vila Alcione, em São José de Ribamar. O caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Polícia Civil dessa cidade como também pela SHPP.

Ainda segundo a polícia, a vítima fazia parte de um grupo criminoso e agia na região. No dia do crime, ele estava na porta de sua casa reunido com outros criminosos quando foram atacados por faccionados rivais, coordenado por Índio. Este criminoso é suspeito de ter cometido, pelo menos, 10 assassinatos nessa região.

Houve tiroteio e correria. Uma das balas atingiu o adolescente, que morreu ainda no local. Após o ato de violência, os criminosos tomaram rumo ignorado. Os militares foram acionados e realizaram rondas na área, mas, não conseguiram prender os acusados. A equipe da SHPP e peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) estiveram no local onde chegaram a conversar com algumas testemunhas.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e, logo após, liberado para os familiares. Ainda no mês passado, duas pessoas foram assassinadas nessa cidade e sendo que uma das vítimas foi uma mulher, de aproximadamente 25 anos.

Saiba mais

As Policiais Militar e Civil realizaram em São José de Ribamar ainda no último dia 24 a Operação Poder Paralelo para desarticular duas facções criminosas. Um total de 18 faccionados foram presos em cumprimento de ordem judicial como ainda foram apreendidos duas armas de fogo, carregadores e droga.

Número

2 pessoas já foram assassinadas durante este mês na Grande Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.