Impacto

33% das mulheres no Maranhão perderam o emprego na pandemia de Covid-19

Crise desencadeada pelo novo coronavírus no mercado de trabalho no estado provocou a demissão de1/3 das maranhenses até então ocupadas

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Força de trabalho das mulheres maranhense registrou perda de 1/3 na pandemia
Força de trabalho das mulheres maranhense registrou perda de 1/3 na pandemia (mulheres trabalham)

O aumento de casos de coronavírus no Brasil afetou fortemente o mercado de trabalho e provocou o fechamento de diversas atividades econômicas. Além disso, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), apontam que 7.916.639 pessoas foram demitidas desde que a pandemia começou.

A Famivita, em seu mais recente estudo constatou que 35% das brasileiras perderam seus empregos na pandemia, incluindo as trabalhadoras informais. No Maranhão, o percentual de mulheres desligadas dos seus postos de trabalho chegou a 33%. Para referência, antes da pandemia, pelo menos 53% das entrevistadas tinham um trabalho.

Em relação às outras 26 unidades da federação, o Maranhão foi um dos estados onde a pandemia teve menor impacto para a retração do mercado de trabalho para as mulheres e ocupa a 21ª posição do ranking.

Foi identificado também que 47% das brasileiras também perderam renda, de forma direta ou indireta, desde que a quarentena começou. As mães com filhos pequenos são as que mais estão sentindo os impactos com a perda de seus empregos, sendo que 39% delas estão desempregadas e 52% perderam renda.

Grávidas
Da mesma forma, as grávidas estão sofrendo com a crise, e 34% delas perderam seus empregos, desde que a pandemia começou. Até mesmo mulheres que não trabalhavam antes, acabaram perdendo renda de forma indireta, com a perda por parte de membros da família. Outro ponto a ser considerado, é que até mesmo as participantes que ainda possuem emprego, acabaram perdendo renda, 47% delas.

O estudo ainda aponta que, embora em Santa Catarina, só 28% das mulheres tenham perdido o emprego, metade perdeu renda. O( mesmo ocorreu no Rio Grande do Sul, 31% delas perderam o emprego, e 51% sofrem com perda de renda,

á no Amazonas os números são balanceados e 61% das entrevistadas perderam o emprego, e 58% renda. E no Rio de Janeiro, 35% perderam seus empregos, sendo que 45% perderam renda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.