Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Mudança de canais na TVN

Augusto Diniz não perde tempo e está sempre dinamizando a programação da TVN. O canal 74 VH1 Megahits, por exemplo, foi substituído, na última segunda-feira, pelo canal MTV Live HD. Com uma programação de 24 horas ininterruptas de música e entretenimento, o canal MTV Live HD conta com a transmissão de shows internacionais, além de bastidores e curiosidades de tudo o que rola nas apresentações dos maiores artistas de todo o mundo.

LUCIANO Gomes era a cara da felicidade na noite de Lua Cheia deste mês de agosto reunido com os filhos Rafaela, Giovanna e Leonardo. Embalado por músicas como “Au Clair de lune d’août”, Luciano não dispensou um bom vinho tinto escolhido entre os rótulos poderosos de sua adega climatizada
LUCIANO Gomes era a cara da felicidade na noite de Lua Cheia deste mês de agosto reunido com os filhos Rafaela, Giovanna e Leonardo. Embalado por músicas como “Au Clair de lune d’août”, Luciano não dispensou um bom vinho tinto escolhido entre os rótulos poderosos de sua adega climatizada

Consumo em baixa
Nem mesmo a proximidade do Dia dos Pais foi suficiente para elevar a predisposição do consumidor são-luisense para ir às compras.
Esse é o resultado apontado pelo levantamento de intenção de consumo das famílias de São Luís, realizado pela Fecomércio-MA no mês de julho, que apresenta uma redução de -51,2% na intenção de consumo em relação ao mesmo período do ano passado.
Foi avaliada a percepção dos consumidores em relação a sete indicadores que influenciam na decisão e na capacidade de consumo atual e futura. Na passagem de junho para julho, cinco desses indicadores apresentaram variação negativa, refletindo em um aumento do pessimismo do consumidor.
Com isso, a Fecomércio avalia que, embora o comércio já tenha reaberto as portas em São Luís, o setor tende ainda a sentir os impactos negativos da pandemia na data comemorativa do Dia dos Pais.

Live literária
O jovem escritor e advogado Daniel Blume se prepara para lançar no próximo dia 13, seu mais novo livro, “Delações”, em evento literário online internacional. Essa obra vem completar o acervo poético de Blume, que já publicou os livros de poemas inicial, penal e resposta ao terno.
Para manter-se em sintonia com os tempos atuais que pedem isolamento social, Blume trocará as tradicionais e bem prestigiadas noites de autógrafos que sempre marcaram os lançamentos de seus livros, por um programa literário à altura, e não menos interessante.
O autor realiza uma live de lançamento de Delações, às 18h do dia 13 de agosto com transmissão simultânea para Portugal (22h) e Suíça (23h), com mediação de Janini Rosa.
Para acompanhar a live, basta acessar os perfis do instagram do autor @danielblume_ ou da editora @helvetia_editions.

À guisa de prefácio
O livro mereceu um comentário critico dos mais positivos do poeta e acadêmicos (da AML) Félix Alberto Lima que, à guisa de prefácio afirma que Delações tem “tem asas, bossas, bagagens e expõe um poeta agora sentado no mundo. O chão da aldeia, os personagens desnudos, os corpos cambaleantes, a tinta dos bardos e as paisagens possíveis formam esse caleidoscópio fronteiriço na obra do autor”.
E adianta: “não espere aqui um poeta de terno e gravata com o meticuloso hábito de escrever versos nos finais de tarde, depois do expediente. Blume desata de vez o nó da circunspecção e joga-se por inteiro na desordem da poesia, como o intrépido equilibrista de um circo sem lona, sem redes de proteção”.

BNB e diretores
Esta semana tomaram posse dois novos diretores do Banco do Nordeste: Bruno Ricardo Pena de Sousa assumiu a Diretoria de Planejamento, e Hailton José Fortes é o novo diretor Financeiro e de Crédito. Eleitos pelo Conselho de Administração do BNB, ambos são funcionários de carreira da Instituição.
Hailton José Fortes foi, recentemente, Superintendente Estadual do BNB no Maranhão.
Dado lamentável e que mostra o atual desprestígio do nosso Estado: nunca mais um maranhense teve vez na diretoria do BNB.

AOS POUCOS a confraria liderada pelo empresário José Water Maciel vai ganhando corpo e reunindo os tradicionais frequentadores do grupo. O último encontro foi na quinta-feira passada, o Rio Poty Hotel. E são vistos com Zé Walter, José Ahirton Lopes, Armando Ferreira e Luis Campos Paes
AOS POUCOS a confraria liderada pelo empresário José Water Maciel vai ganhando corpo e reunindo os tradicionais frequentadores do grupo. O último encontro foi na quinta-feira passada, o Rio Poty Hotel. E são vistos com Zé Walter, José Ahirton Lopes, Armando Ferreira e Luis Campos Paes

TRIVIAL VARIADO

A Academia Maranhense de Letras perdeu ontem dois de seus imortais emblemáticos: o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado e historiador Milson Coutinho, e o ensaísta Waldemiro Viana. Há algum tempo eles lutavam contra um câncer, e agora perderam a batalha.

Milson e Waldemiro eram duas figuras muito queridas em nossa sociedade e muito respeitadas nos meios intelectuais. Dois grandes amigos que deixam uma enorme lacuna na vida de São Luís.

Dica para os artistas plásticos: estão abertas desde o dia 3, as inscrições para o Concurso de Fotografia promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público do Maranhão.

A TIM acaba de inaugurar mais uma loja parceira em São Luís, localizada no Tropical Shopping. A unidade ocupa uma área de 50 m² e conta com uma equipe formada por sete profissionais. A nova loja pertence ao grupo Parceiro Celular & Cia, responsável pela operação de sete pontos de venda, sendo dois localizados nesta capital.

Emmanuel Márcio Barbosa e Alípio Moraes iniciaram a semana em São Paulo, sentados à mesa de negociação com a produtora Marlene Mattos, discutindo projetos que pretendem implementar no Maranhão.
Por falar em Márcio Barbosa, ele está preparando um menu dos deuses para marcar presença no Dia dos Pais com o seu competente atendimento delivery. As sugestões são de dar água na boca.

O médico José Aparecido Valadão acaba de adquirir uma grande área no município de Loreto, na divisa com Balsas, para montar um grande negócio agropecuário. Criar gado é a nova paixão do famoso cirurgião bariátrico.

Aos poucos, alguns rostos conhecidos da cidade começam a ser vistos circulando nos lugares mais movimentados. Anteontem, o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes foi visto fazendo compras em supermercado.

DE RELANCE

Cidinho nos 166 anos da ACM
A Associação Comercial do Maranhão abre a temporada de festividades em comemoração aos seus 166 anos, apresentando ao público uma palestra especial com o neurocoach e professor Cidinho Marques, que abordará o tema “O Poder da Felicidade”. Em tempos de tantas incertezas que a pandemia trouxe é possível ser feliz? Cidinho Marques abordará questões que poderão ajudar o público a refletir sobre a gestão de sentimentos em meio a tantos desafios e como descobrir e gerar a felicidade.

Importância do autocuidado
No assunto: a palestra acontece logo mais às 20h, e será transmitida nas plataformas digitais da ACM, as redes sociais Facebook e Instagram e ainda no canal do Youtube da entidade. Cidinho Marques, que sempre lotou auditórios com palestras que ressaltam a importância do autocuidado e equilíbrio de emoções, é Pedagogo e possui um currículo invejável de cursos de graduação e pós-graduação.

Cristiano projeta ano diferenciado
De acordo com o presidente da Associação Comercial, Cristiano Barroso Fernandes, que também atua nos grupos Atlântica, Internacional Marítima e na Promo 3 Eventos, a entidade fará neste ano uma programação totalmente diferenciada. Devido ao período de isolamento social, a Casa festejará com seus associados, diretoria, entidades parceiras e público em geral através das telas dos computadores ou celulares.

Exposição “Mother”
O fotógrafo Marcelo Cunha está apresentando no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, Calhau, uma exposição inspirada na maternidade e na figura da mãe jovem. Trata-se de “Mother: Maternos Semblantes”, reunindo seis quadros de fotografias que utilizam um conceito orgânico e sem manipulação digital. Por meio de cada uma das imagens, Marcelo cria uma narrativa revelando particularidades da mãe, usando os efeitos de luz e edição.

Um castelo em cacos
Cansado das travessuras dos filhos trancados em casa pela pandemia? Sair, pode ser pior. Duas crianças que corriam uma atrás da outra quebraram, sem querer, um castelo de vidro, feito com 30 mil peças, em um museu de Xangai. A obra é – ou era – avaliada em R$ 330 mil. O artista espanhol Miguel Arribas, autor da escultura, acha que tem conserto. Prometeu viajar à China para tentar refazer o estrago, assim que a covid-19 deixar. Não há o que não haja.

Diálogo com famílias
Planejamento, consultoria de renomados especialistas, foco na máxima segurança e um diálogo próximo e permanente com as famílias são as medidas do Colégio Dom Bosco na retomada das aulas presenciais. Com o título “Avaliação do Ensino Remoto e Retomada do Ensino Presencial: Desafios e Oportunidades” foi promovido o encontro virtual com as famílias dos alunos.

Esclarecimentos necessários
O objetivo do evento, com apresentações da Diretora Pedagógica do Dom Bosco, Profa. Dra. Raíssa Murad; do educador Mozart Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação e Membro do Conselho de Administração do Grupo Dom Bosco; e da médica infectologista Dra. Giselle Boumann (Hospitais UDI, Carlos Macieira e Nina Rodrigues), foi prestar todos os esclarecimentos necessários aos pais e apresentar as ações pedagógicas e de biossegurança planejadas para o retorno das aulas presenciais na escola.

Capital ambiental da Ilha
De março a julho deste ano, a cidade de São Luís registrou um aumento de 15% do número de empresas que investiram na gestão de seus resíduos infecto-contaminantes. Dados da Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial Eireli, os clientes privados cresceram mais de 15% nos cinco primeiros meses da pandemia do coronavírus. São postos de combustíveis, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias. Em comum, a preocupação de cuidar das pessoas e do meio ambiente.

Para escrever na pedra:
“As pessoas lhe pedem críticas, mas elas somente querem elogios”. De W. Somerset Maugham.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.