Luto

Morre aos 74 anos o escritor maranhense Waldemiro Viana

Membro da AML deixa importante contribuição nos gêneros romance e crônica

Carla Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Em decorrência de complicações da leucemia, o escritor maranhense Waldemiro Viana faleceu na noite de segunda-feira (3), em São Luís. Ele era membro da Academia Maranhense de Letras (AML) onde ocupava a cadeira 2, tendo exercido ao longo da vida, diversos cargos públicos em órgãos como a Universidade Federal do Maranhão e Tribunal de Justiça.

Waldemiro Antônio Bacelar Viana tinha 74 anos. Autor de numerosa colaboração publicada na imprensa de São Luís, notadamente crônicas e artigos, entre seus livros destaque para os romances “Graúna em roça de arroz”, “A questionável amoralidade de Apolônio Proeza”, “O mau samaritano”, “O pulha fictício”, entre outros.

O escritor ocupava a cadeira 2 da AML, tendo sido eleito para a instituição em 9 de fevereiro de 1984 e tomado posse em 31 de outubro do mesmo ano. Para o presidente da AML, Carlos Gaspar, trata-se de uma perda irreparável no campo pessoal e também para as letras do Maranhão. Ele decretou luto oficial de oito dias na instituição. “Waldemiro como pessoa era um cavalheiro, um amigo de longa data, uma pessoas de um bom humor e alegria, companheiro formidável. Como intelectual, pouca gente sabe porque ele não divulgava pela sua grande humildade, mas era o maior romancista que o Maranhão teve. A Academia se sente orgulhosa dele que foi, ainda, um cronista espetacular. Deixa muitas lembranças e, agora, vamos ter de conviver com a ausência deste amigo”, lamentou Carlos Gaspar.

O também membro da AML, Joaquim Haickel, escreveu em uma rede social: “Faleceu na noite de ontem, 3 de agosto, o escritor Waldemiro Viana. A morte dele é uma perda irreparável para a Academia Maranhense de Letras, que deixa de contar não apenas com um de seus maiores escritores, mas também com uma de suas figuras mais queridas”.

Perfil

Waldemiro Viana, que nasceu em São Luís, a 24 de julho de 1946, era bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Entre as funções públicas que exerceu estão a de assessor administrativo da Companhia de Saneamento de São Luís; assessor de relações públicas da antiga Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão; assessor jurídico da Companhia de Implantação de Projetos Agrários do Rio Grande do Norte; diretor da Divisão de Serviços Patrimoniais da UFMA; diretor técnico da Companhia Maranhense de Colonização, entre outros.

Foi ainda diretor executivo da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão; diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA; Assessor Especial do Reitor da UFMA; secretário geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Foi membro titular do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão; membro titular do Conselho Universitário da UFMA; e integrante do quadro de pessoal permanente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, membro da National Geographic Society, membro do Conselho Curador da Fundação José Sarney e membro efetivo da Academia Sambentuense, ocupante da cadeira 2.

Agraciado com a Medalha do Mérito Timbira; Medalha João Lisboa, outorgada pelo Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, pelos relevantes serviços prestados à cultura; outorgado com o grau de Oficial da Ordem dos Timbiras; agraciado com a Medalha Comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Manuel Odorico Mendes, Medalha Comemorativa do Centenário da Academia Maranhense de Letras; diploma de Membro Honorário da Academia Caxiense de Letras e agraciado com o título de Cidadão Sambentuense.

Saiba Mais

Wlademiro Viana - Bibliografia

Graúna em roça de arroz. São Luís: SIOGE, 1978 (2ª ed., São Luís: Sotaque Norte, 1994)

A questionável amoralidade de Apolônio Proeza. São Luís: EDUFMA, 1990 (2ª ed.; São Luis: EDUFMA, 2015)

O mau samaritano. São Luís: EDUFMA, 1999

Passarela do centenário & outros perfis (sonetos). São Luís: Edições AML, 2008

A tara e a toga. São Luís: Fundação José Sarney, 2010

O pulha fictício. São Luís: Edições AML, 2013

A vez da caça. São Luís: EDUFMA, 2015

Maria Celeste da terra e do mar. São Luís: Edições AML, 2016

Nota de Pesar Seduc e Secma

É com profundo pesar, que as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma) lamentam pelo falecimento do escritor maranhense Waldemiro Antônio Bacelar Viana, membro da cadeira de nº 2, da Academia Maranhense de Letras (AML). Waldemiro tinha 74 anos e faleceu em decorrência de leucemia.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Waldemiro exerceu, ao longo de sua vida, diversas funções públicas, contribuindo com o desenvolvimento do estado do Maranhão, nas mais diversas áreas.

Waldemiro foi, ainda, membro titular do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão; membro titular do Conselho Universitário da UFMA; membro do Conselho Administrativo da EMATER. Integrante aposentado do Tribunal de Justiça do Maranhão, além de membro da National Geographic Society, do Conselho Curador da Fundação José Sarney e da Academia Sambentuense. Além de ter publicado diversas crônicas e artigos em jornais ludovicenses, deixando um verdadeiro legado para a imprensa maranhense.

Neste momento de dor e pesar, a Seduc e Secma se solidarizam com os familiares, amigos e toda sociedade maranhense que fica pesarosa com sua partida. E rogam a Deus para que o receba em sua morada eterna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.