Maternidade

Exposição "Mother" em cartaz na galeria Márcia Sandes

Mostra do fotógrafo Marcelo Cunha, traz uma narrativa sobre os diferentes aspectos da maternidade; processo artístico conta com personagens reais vivendo o cotidiano com seus filhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Exposição esta em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes
Exposição esta em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes (Marcelo Cunha)

SÃO LUÍS-Inspirado na maternidade e na figura da mãe jovem, o fotógrafo Marcelo Cunha apresenta a exposição “Mother: Maternos Semblantes”, em mostra no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, Calhau. Ao todo, são seis quadros de fotografias que utilizam um conceito orgânico e sem manipulação digital.

Por meio de cada uma das imagens, Marcelo Cunha cria uma narrativa revelando particularidades da mãe, usando os efeitos de luz e edição. “Cada título das obras tem um fragmento para o que aquela pessoa representa para além da figura de mãe. Tem foto que mostra mais o mistério, um certo cansaço ou a juventude dela. O mais importante é o que for explorado do semblante da modelo”, relata.

O fotógrafo conta que, no seu trabalho, não costuma contratar modelos profissionais. “Gosto de contratar ‘pessoas reais’. Pessoas que estão ali, em seus cotidianos, e que mostram algum aspecto interessante onde eu possa abordar sensações ou emoções específicas. Nesse caso foram emoções dentro da maternidade”, afirma.

Segundo o artista, formado em Belas Artes pela Universidade de Fortaleza (Unifor), a intimidade criada com as pessoas durante os ensaios lhe traz grandes possibilidades criativas. “Há alguns ensaios que demoram muitas horas e geralmente eu converso muito com a pessoa. Vamos nos conhecendo e a gente faz essa troca, que me traz sensações e intuições criativas que eu vou abordando no decorrer do ensaio”, conclui.
Marcelo também relatou a escassez de galerias para exposições físicas de fotografias em São Luís e a dificuldade que o gênero enfrenta para ser considerado obra de arte. Por fim agradeceu espaço cedido pelo Ministério Público para mostrar seu trabalho.

Todos os quadros da exposição “Mother” estão disponíveis para venda e variam de R$ 3 mil a R$ 5 mil. O contato pode ser feito pelo perfil do artista no Instagram (@_marcelocunha_).l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.