Faccionados

Adolescente é morto na porta de casa, em São José de Ribamar

De acordo com informações da polícia, crime foi praticado por integrantes de facção criminosa que vem agindo de forma violenta na cidade balneária

Ismael Araújo / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Adolescente, de 16 anos, foi executado nas proximidades de sua residência, localizada na Vila Alcione
Adolescente, de 16 anos, foi executado nas proximidades de sua residência, localizada na Vila Alcione (Pistola)

São Luís - Violência em São José de Ribamar. Um adolescente, de 16 anos, foi executado nas proximidades de sua residência, localizada na Vila Alcione, durante a madrugada de terça-feira, 4, e, segundo a políci o crime foi realizado por integrantes de uma facção criminosa. Ainda no mês passado, duas pessoas foram assassinadas e sendo que uma das vítimas foi uma mulher, de aproximadamente 25 anos.

A polícia informou que o adolescente fazia parte de um grupo criminoso e agia na região. Na madrugada de ontem, ele estava na porta de sua casa reunido com outros criminosos quando foram atacados por faccionados rivais, coordenado por Índio. Este criminoso é suspeito de ter cometido, pelo menos, 10 assassinatos nessa localidade.

Houve tiroteio e correria. Uma das balas atingiu o adolescente, que morreu ainda no local. Após o ato de violência, os criminosos tomaram rumo ignorado. Os militares foram acionados e realizaram rondas na área, mas, não conseguiram prender os acusados. A equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) esteve no local onde chegou a conversar com algumas testemunhas.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e, em seguida, liberado para os familiares. O resultado dos exames periciais vai ser encaminhado para a Polícia Civil, que está investigando o caso. O sepultamento do adolescente ocorreu ontem, no cemitério da cidade.

Cerco policial

As Policiais Militar e Civil realizaram em São José de Ribamar ainda no último dia 24 a Operação Poder Paralelo para desarticular duas facções criminosas, que estavam realizando diversos tipos de crimes, como tráfico de droga, homicídios, tiroteios e, até mesmo, acusados de expulsar moradores dos bairros dessa cidade.

No decorrer desse cerco policial, um total de 18 faccionados foram presos em cumprimento de ordem judicial. Em poder dos presos, foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola, que pertence à Polícia Militar do Maranhão. Os policiais ainda encontraram carregadores, 11 tabletes de maconha, trouxinhas dessa substância ilegal, 34 porções de pasta básica de cocaína e mais de mil pinos dessa droga para serem comercializados, como também dois cadernos de contabilidade da venda de entorpecente.

Entre os detidos há o Dezenove, considerado como “torre” de uma das facções. Ainda segundo a polícia, os presos primeiramente foram levados para a delegacia dessa cidade onde prestaram esclarecimentos e, em seguida, para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Tentativa de homicídio

A Polícia Civil ainda ontem não tinha efetuado a prisão do acusado de ter tentado assassinar o ex-vereador da cidade de Presidente Sarney, identificado como Diomar dos Santos Soares Pimenta, Baixinho de Amadio, de 52 anos.

A polícia informou que a vítima estava em seu comércio, localizado no bairro Alcântara, em Pinheiro, quando foi baleado. O criminoso efetuou seis tiros e fugiu em uma motocicleta Pop 100 preta, de placa não identificada.

Mais morte


Ítalo Gabriel Morais Brandão, de 19 anos, morreu durante a noite do último dia 3, no Complexo Hospitalar Municipal de Caxias. De acordo com a polícia, ele é acusado de ter roubado um homem e a vítima acabou reagindo ao assalto.


Houve luta corporal e Ítalo Gabriel foi golpeado na face. Ainda segundo a polícia, ele foi levado para o hospital da cidade pelos socorristas do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) ao hospital, mas veio a falecer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.