Doença

"Não é preocupante", diz Vaticano sobre doença de Bento XVI

Segundo informações do Vaticano, ele está superando uma doença dolorosa, mas não grave

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(papa emerito Bento XVI)

VATICANO - O Vaticano, ao responder uma reportagem de jornal alemão de que o papa emérito Bento XVI estaria gravemente doente, afirmou na segunda-feira que a condição “não é particularmente preocupante” e que ele que está superando uma doença dolorosa, mas não grave.
O esclarecimento veio horas depois de o biógrafo de Bento, Peter Seewald, ter despertado alarme ao dizer ao Passauer Neue Presse que ele havia achado o papa emérito de 93 anos excepcionalmente frágil quando o visitou no sábado.

Seewald disse que Bento, que está com problemas de saúde há algum tempo, agora sofre de herpes zóster, uma infecção viral que causa erupções dolorosas e é comum entre idosos.

“As condições de saúde do papa emérito não são particularmente preocupantes, tirando o fato de ser um homem de 93 anos que está superando a fase mais aguda de uma doença dolorosa, mas não grave”, afirmou o comunicado.

Seewald declarou que a voz de Bento é quase inaudível - repetindo algo que outros visitantes disseram há meses - e que o papa emérito disse a ele que poderia voltar a escrever se recuperasse suas forças.

Viagem

Em junho, Bento, que vive em um antigo convento nos jardins do Vaticano, deixou a Itália pela primeira vez desde sua renúncia em 2013 para uma visita de despedida a seu irmão mais velho, Georg, na Baviera. Georg Ratzinger morreu em 1 de julho, aos 96 anos. Os dois irmãos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia em 1951. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.