Luto

Morre o escritor Waldemiro Viana

Intelectual era membro da Academia Maranhense de Letras e ocupou diversos cargos públicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Waldemiro Viana
Waldemiro Viana (Waldemiro Viana)

SÃO LUÍS- Faleceu na noite de segunda-feira (3), por complicações em decorrência de leucemia, o escritor maranhense Waldemiro Viana. Ele era membro da Academia Maranhense de Letras (AML) onde ocupava a cadeira 2.

Waldemiro Antônio Bacelar Viana tinha 74 anos, era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e exerceu, ao longo de sua vida, diversas funções públicas.

Autor de numerosa colaboração publicada na imprensa de São Luís, notadamente crônicas e artigos. Entre seus livros destaque para os romances “Graúna em roça de arroz”, “A questionável amoralidade de Apolônio Proeza”, “O mau samaritano”, “O pulha fictício”, entre outros.

O cineasta e membro da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Haickel manifestou pesar em redes sociais."Faleceu na noite de ontem, 3 de agosto, o escritor Waldemiro Viana. A morte dele é uma perda irreparável para a Academia Maranhense de Letras, que deixa de contar não apenas com um de seus maiores escritores, mas também com uma de suas figuras mais queridas", escreveu.

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e Cultura, divulgaram uma nota.Veja:

Nota de Pesar – Waldemiro Antônio Bacelar Viana

É com profundo pesar, que as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma) lamentam pelo falecimento do escritor maranhense Waldemiro Antônio Bacelar Viana, membro da cadeira de nº 2, da Academia Maranhense de Letras (AML). Waldemiro tinha 74 anos e faleceu em decorrência de leucemia.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Waldemiro exerceu, ao longo de sua vida, diversas funções públicas, contribuindo com o desenvolvimento do estado do Maranhão, nas mais diversas áreas.

Waldemiro foi, ainda, membro titular do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão; membro titular do Conselho Universitário da UFMA; membro do Conselho Administrativo da EMATER. Integrante aposentado do Tribunal de Justiça do Maranhão, além de membro da National Geographic Society, do Conselho Curador da Fundação José Sarney e da Academia Sambentuense. Além de ter publicado diversas crônicas e artigos em jornais ludovicenses, deixando um verdadeiro legado para a imprensa maranhense.

Neste momento de dor e pesar, a Seduc e Secma se solidarizam com os familiares, amigos e toda sociedade maranhense que fica pesarosa com sua partida. E rogam a Deus para que o receba em sua morada eterna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.