Luto

Morre Milson Coutinho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

Advogado, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras faleceu na manhã de hoje

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Milson Coutinho faleceu na manhã de hoje
Milson Coutinho faleceu na manhã de hoje (milson coutinho)

SÃO LUÍS- O advogado, escritor e jornalista Milson Coutinho faleceu na manhã desta terça-feira (4), em decorrência de complicações de saúde. Ele tinha 81 anos.

De acordo com informações da família, Milson Coutinho estava em tratamento de aneurisma da aorta, passou mal em sua residência e foi levado ao hospital, onde teve uma parada cardiorrespiratória.

Ele ocupava a cadeira nº 15 da Academia Maranhense de Letras, entidade em que já foi presidente. Milson Coutinho era advogado, jornalista, escritor, procurador e magistrado aposentado. Ele ocupou o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

"Acaba de falecer o jornalista, historiador, ex-presidente as Academia Maranhense de Letras e do Tribunal de Justiça do Maranhão, Milson Coutinho. Milson era uma figura extremamente afável, depositário de grande respeito e imensa confiança. A AML e o Maranhão perdem muito!", dessa forma que Joaquim Haickel, cineasta e membro da Academia Maranhense de Letras anunciou em redes sociais o falecimento de Milson Coutinho na manhã de hoje.

Em conversa com O Estado, Haickel, visivelmente emocionado, lamentou a morte do amigo e lembrou que o anúncio do falecimento ocorreu 12 horas após a morte do escritor Waldemiro Viana, ambos membros da Academia Maranhense de Letras.

Trajetória

Milson Coutinho nasceu em 9 de março de 1939, na cidade de Coelho Neto. É filho de Joelviro Coutinho e Elza de Souza Coutinho, entre suas funções como jornalista ocupou o cargo de redator do Jornal Pequeno, do Diário da Manhã, de O Imparcial, Jornal do Dia e do Diário do Norte, no período de (1959/1970). Colaborador de O Estado e de O Debate. Assessor de Imprensa da Prefeitura de São Luís (1967/1969).

Foi Vice-Presidente e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em (1997) e entre (1998/1999). Membro do Colégio Brasileiro de Presidentes dos TREs (1998/1999); Vice-Presidente do Tribunal de Justiça (2001/2002); Presidente, biênio (2004/2005). Membro do Colégio Brasileiro de Presidentes dos Tribunais de Justiça, de (2004/2005).

Conselheiro da OAB-MA com três mandatos; Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, sócio efetivo, Cadeira 6; Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, categoria correspondente; Academia Maranhense de Letras, sócio efetivo, Cadeira 15; Academia Imperatrizense de Letras, correspondente; Academia Caxiense de Letras; Academia Sambentuense de Letras; Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão. Academia Maranhense de Letras Jurídicas, poltrona do Visconde de Alcântara; Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís; Membro da Associação dos Amigos da Marinha.

Milson Coutinho é cidadão honorário de vários municípios, inclusive da capital.

É laureado com diversas medalhas, dentre elas a do "Mérito Timbira", pelo Governo do Estado; a da "Ordem do Rio Branco", pelo Ministério das Relações Exteriores; a do "Mérito Judiciário Velloso de Oliveira", pelo Judiciário estadual e a do Mérito Judiciário Trabalhista "Ordem dos Timbiras", pelo TRT do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.