Estado Maior

Encontro do PT

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

O Partido dos Trabalhadores (PT) de São Luís se reúne neste fim de semana para definir a estratégia que adotará nas eleições municipais deste ano.

Os petistas escolherão se terão candidatura própria ou se vão fazer aliança com outra legenda que tenha um pré-candidato definido.

A defesa da candidatura própria vem do deputado estadual Zé Inácio, que quer ser o nome do PT para disputar a Prefeitura de São Luís.

A outra tese (a de aliança) quer o PT coligado com o PCdoB para apoiar o pré-candidato Rubens Júnior.
Os petistas de São Luís realmente debaterão as teses e votarão. No entanto, será a direção nacional do partido que vai definir os rumos do PT no pleito de novembro. E pelos diálogos entre a legenda e partidos aliados, em São Luís a tendência é a coligação com o PCdoB.

É de interesse da direção nacional petista ceder o partido para o PCdoB, de Flávio Dino, na capital maranhense, facilitando a composição de outras alianças em cidades como Rio de Janeiro e Fortaleza, por exemplo.

O encontro do PT começará no sábado (1º), e será concluído no domingo (2). No primeiro dia, será debatida a tese e votada. Dependendo do que for aprovado, no segundo dia se saberá o candidato (se a tese vencedora for pela candidatura própria) ou com qual partido vai coligar (se a tese de aliança for a escolhida).

O resultado vai para a direção nacional homologar ou não.


Certeza

Se ainda há dúvidas dentro do PT sobre esta aliança com o PCdoB, do lado dos comunistas há praticamente a certeza da coligação.

A convicção é tanta que o pré-candidato comunista utiliza com tranquilidade em sua pré-campanha o nome do ex-presidente Lula.

Rubens Pereira, em entrevistas, vídeos e manifestações em redes sociais, fala abertamente que é candidato do ex-presidente e que quer repetir em São Luís o que fez Lula no Brasil.

Aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei n° 254/2020 que cria a Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo.

O autor da proposta é o deputado estadual Adriano Sarney (PV), que diz que o objetivo é promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, as famílias e para a sociedade.

A proposta segue para sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).

Liminar

A Escutec Pesquisa de Opinião Pública, por meio de representação de seu advogado, Márcio Coutinho, obteve liminar em mandado de segurança, concedida pelo juiz do Tribunal de Regional Eleitoral, José Gonçalo.

A liminar derrubou decisão em primeira instância, da 4ª Vara Eleitoral de Caxias.

A decisão da juíza Marcela Lobo suspendia a divulgação da pesquisa 2798/2020, realizada em Caxias, e publicada por O Estado, que mostrou vantagem do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) sobre o deputado Adelmo Soares (PCdoB) na corrida eleitoral.

Sem planos

No fim do mês de agosto começará o prazo para as convenções partidárias que oficializarão as posições das legendas para as eleições municipais.

No Maranhão, as siglas ainda não debatem a forma como farão a reunião partidária.

O Estado ouviu parte dos presidentes dos partidos e todos os ouvidos disseram que ainda não há nada programado ou mesmo planejado para o dia da convenção.

Responsabilidade

O governador Flávio Dino, em sua entrevista coletiva semanal para tratar sobre novo coronavírus, apontou o Governo Federal como o responsável pela fiscalização nas praias de São Luís.

O comunista se referiu à aglomeração ocorrida na área da Península na semana passada e que o governo estadual acabou intervindo.

Ainda segundo Dino, é de responsabilidade da Secretaria de Patrimônio da União as praias. Logo, seria o coronel José Monteiro a ficar atento ao que acontece na área de orla da Península.

De olho

R$ 80 milhões é o valor que será investido na BR-135 e mais trecho da Travessia Urbana de Imperatriz pelo Ministério de Infraestrutura.

Contraditório

E na mesma semana em que Flávio Dino propôs um pacto pelo emprego, alertando ser de responsabilidade do governo federal política para criação de vagas de trabalho, o comunista comemorou número de empregos com carteira assinada no estado.

Mas, ao comemorar os números que foram do Ministério da Economia, Dino depositou em sua gestão a responsabilidade pelo saldo positivo.

Então, para o governador, se os dados de desemprego crescem, a culpa é do presidente Jair Bolsonaro. Mas, se tem aumento no número de empregos, é obra e arte de sua gestão.


E mais

- Deputados federais do PL do Maranhão deverão ter audiência com o presidente Jair Bolsonaro na próxima semana.

- O encontro no Palácio do Planalto vem sendo articulado pelo deputado federal Pastor Gildenemyr.

- Ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) anunciou para a bancada maranhense em Brasília assinatura de ordem de serviço para obras na BR-135.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.