Comemorando com arte

Atenção e criatividade para presentear o papai

O segundo domingo de agosto não pode passar em branco e, mesmo em tempo de pandemia, as possibilidades são as melhores para surpreender o seu pai, no dia dele

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

São Luís - E o paizão merece o quê? Tudo de bom, não é mesmo!? E não vai ser a pandemia e o isolamento social que vão impedir você de presenteá-lo neste segundo domingo de agosto.

Na verdade, toda essa situação acabou gerando situações positivas de criatividade e inovação nas vendas. Hoje é mais fácil adquirir um presente divertido, saboroso e especial, em casa.

As ideias são as mais variadas e quem manda é o bolso. O Estado traz algumas sugestões bacanas para presentear o papai neste ano.

Empresária diz que pedidos de “box cakes” para o Dia dos Pais estão aumentando à medida que a data se aproxima; produtos seguem em embalagens reutilizáveis, que, segundo ela, viram “porta alguma coisa”.

Empresa virtual capricha nas opções de presentes personalizados para atrair as atenções de quem busca um diferencial para celebrar o Dia dos Pais.

Especializada em confeitaria, empresa virtual aposta nos doces variados e minibolos para atrair a clientela que busca homenagear os pais. Confira:

[e-s001]Mimos que eles adoram e merecem

Pode ser para o café da manhã ou até aquele mimo que inclui uma bebida que eles tanto gostam enquanto assistem a um jogo de futebol. O certo é que as opções em presentes personalizados assinados pela empresa Thais Cake Design estão atraindo as atenções nas redes sociais. Segundo a proprietária, Thaís Bezerra, bastou publicar uma foto no Instagram para que os pedidos começassem a aparecer.

“Nossas caixas de presente personalizadas, incluindo as de madeira, são pintadas à mão, e ainda temos a cake box, que não é de madeira, mas também faz muito sucesso. Nós trabalhamos com doces e salgados, numa mistura que agrada bastante a clientela e, nesse caso, também aos pais”, diz Thaís Bezerra, cuja empresa tem ponto físico no bairro Olho d’Água.

Moda
A empresária diz que lançou mão da moda das caixas contendo doces e outros itens porque, além de estarem na moda, elas podem ser reutilizadas para outros fins, depois do Dia dos Pais, servindo como "porta alguma coisa". "Trata-se de um produto com utilidade, ou seja, não é descartável”, explica.

As caixas em madeira são confeccionadas com capricho e os doces que acompanham dividem-se entre itens tradicionais e não tradicionais. As box cakes trazem ainda uma garrafa de vinho, em alguns casos. De acordo com Thaís Bezerra, a empresa que ela comanda está acostumada com a logística de entrega, independente da pandemia. No entanto, o período reforçou esse tipo de atendimento.

“Na verdade, sempre buscamos novidades para apresentar em datas especiais e, desta vez, por conta de tudo isso que estamos vivendo, resolvemos caprichar. Afinal, os pais realmente merecem”, finalizou.

[e-s001]Criatividade para surpreender os pais

A pandemia do novo coronavírus, apesar do sofrimento, abriu um leque de oportunidades. No Maranhão, a cultura do comércio eletrônico (ecommerce) ganhou força e está rendendo lucros para empreendedores envolvidas com os mais diferentes ramos de atividade. Empresas virtuais como Sonho Flor Presentes (@sonhoflor) capricham em produtos personalizados para atrair a clientela.

“Tudo aconteceu por acaso, com a sugestão do meu namorado, já que eu adorava presenteá-lo com caixas artesanais recheadas de produtos. Quando a nossa rotina começou a mudar, devido à crise sanitária, a ideia ganhou sustança e começamos a colocar o projeto em prática. E deu certo”, conta a engenheira ambiental Bianca Veiga, que comanda a empresa recém-nascida.

No Maranhão e em outras cidades do Brasil, com o isolamento social, muitas empresas já existentes, dos mais diferentes portes, também aceleraram a transformação digital para passarem a vender pela internet. De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 9,4 bilhões logo no início da pandemia. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, um aumento de 98% se compararmos ao mesmo período do ano passado.

Opções
Bianca Veiga conta que o quantitativo de pedidos surpreendeu no mês de junho, por causa do Dia dos Namorados. Agora, todas as cartas estão sendo apostadas no Dia dos Pais, que está na iminência. A empresa virtual Sonho Flor, segundo ela, oferece diversas opções em presentes personalizados, que chegam aos destinatários recheadas com produtos os mais diversos, incluindo flores, bebidas, chocolate, canecas, taças, petiscos e outros, correlacionados a mais de 40 opções de presentes.

“Nós também oferecemos um QR Code, de acesso exclusivo à pessoa que recebe o presente. Basta acessar para assistir a um vídeo musical com fotos, pelo próprio celular. É uma ideia que está agradando, por ser um presente exclusivo e moderno”, afirma.

Bianca não tem loja física ainda, mas pretende abrir, conforme o crescimento de seu negócio. Para o Dia dos Namorados, as encomendas somaram mais de 60, além dos outros pedidos independentes. “E o Dia dos Pais promete, pois basta anunciar no nosso perfil que os pedidos bombam. Acredito que o mundo virtual veio para ficar, pois torna tudo mais prático. Ainda mais depois da pandemia, quando as pessoas preferem não sair de casa”, finaliza.

[e-s001]Um toque doce e exclusivo

Vai um doce para o Dia dos Pais? A sugestão é da empresária Léa Sena, que investiu na área da confeitaria para oferecer ao mercado maranhense produtos personalizados e elaborados com itens de primeira qualidade. A empreendedora, que gerencia a marca @leabakerys, afirma que a data está movimentando o comércio virtual especializado no sistema delivery.

No caso específico desse negócio, o forte são as cestas ou caixas com produtos os mais diversos, todos personalizados e que acompanham mensagens, presentes ou outras opções, todas ao gosto do cliente. A loja virtual existe há três anos e começou depois da experiência da empresária com a maternidade.

“Eu era gerente de uma loja, para a qual trabalhei por 20 anos. Mas, depois, deixei para me dedicar à maternidade. Foi quando tive a ideia de usar a minha criatividade nessa área e me profissionalizar”, conta ela, que também trabalha com doces e atende a uma clientela exigente e diversificada.

Pacotes
Léa Sena oferece, ainda, pacotes completos para casamentos. “Meu forte mesmo é a confeitaria, que gosto e tem alta demanda. O movimento caiu um pouco no início da pandemia, mas já observamos que as coisas estão voltando à normalidade. Trabalho na minha própria casa e atualmente estamos investindo em uma cozinha industrial, pois vai facilitar para que eu possa utilizar o espaço para gravações de vídeos”, anuncia ela, que também pretende ministrar cursos online, para multiplicar o conhecimento que adquiriu nessa área.

Para o Dia dos Pais, os pedidos se concentram também em minibolos, caixa com brigadeiros, brownie, bebidas, entre diversos outros itens. “Os minibolos têm mais ou menos um quilo e servem até dez pessoas. Os pais adoram e , também, toda a família”, disse a empresária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.