Estado Maior

Os vices

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Após já estarem praticamente fechadas as alianças para as eleições municipais em São Luís, os debates se voltam para a composição da chapa majoritária. As especulações sobre nomes de vices vão pautar o debate da disputa eleitoral até próximo às convenções partidárias, que terão início no fim de agosto.

Um dos postos de vice mais disputados é ao lado de Neto Evangelista. O democrata já indicava que teria um membro do PDT como companheiro de chapa. No entanto, a decisão nacional do PSL de compor com ele tirou a certeza dos pedetistas. Segundo o presidente estadual do DEM, Juscelino Filho, a decisão sobre a composição da chapa virá um pouco antes das convenções.

O democrata, claro, ainda aguarda fechar as conversas com o MDB, que pode também entrar na briga pela vaga.

Já o pré-candidato Rubens Júnior (PCdoB) já tem como certo o nome do PT para sua chapa. Entre os petistas, o postulante a vice mais forte é o vereador Honorato Fernandes. O PP, de André Fufuca, até tentou ensaiar uma pressão para ter o espaço, mas não avançou nas conversas.

O Podemos, de Eduardo Braide, pode deixar os partidos de lado e buscar um nome de dentro da Assembleia de Deus. O espaço, que já foi buscado pelo PSDB, PSL e PL, é tratado como segredo por Braide.

Duarte Júnior (Republicanos), que já havia dado o espaço para o PSL, mas perdeu o partido, sem muita possibilidade de aliança partidária, deve buscar lideranças de destaque em comunidades ou igrejas para compor a chapa majoritária.


Ainda não!

Entre os partidos que vão sentar para definir o nome do vice do pré-candidato a prefeito de São Luís Neto Evangelista, está o PTB.

O partido já estava sendo visto como um aliado certo. No entanto, à coluna, Juscelino Filho disse que ainda aguarda posição do partido.

Oficial somente será quando o deputado Pedro Lucas Fernandes anunciar o apoio a Evangelista.

Especulações

Sobre o MDB, ainda não há conversa definitiva para a composição eleitoral em São Luís. O partido mantém diálogo com quatro pré-candidatos.

No entanto, as conversas consideradas mais adiantadas são com o DEM de Neto Evangelista.

A especulação ganha força já que o deputado Juscelino Filho aguarda a posição do MDB para que uma reunião com todos os partidos aliados seja feita, a fim de definir o vice na chama de Evangelista.

Explicações detalhadas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem menos de uma semana para enviar explicações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a compra de respiradores que nunca chegaram ao Maranhão.

A compra foi feita via Consórcio do Nordeste. Os valores (cerca de R$ 5 milhões) foram pagos adiantados, mas os aparelhos não chegaram.

Além de informar como ocorreu o contrato para a compra sem sucesso, a SES precisará informar em que ponto se encontra o processo que prevê a devolução da verba.

Discurso

O deputado estadual César Pires (PV) voltou a fazer um discurso duro contra o governador Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa.

O parlamentar mostrou, em números, que a ideia de Dino de criar uma pacto nacional pelo emprego é uma tentativa de transferir culpa pelo desemprego ao Governo Federal.

Segundo Pires, existem mais de 370 mil desempregados no Maranhão, dados que são anteriores à pandemia.

Estratégia

A pré-campanha de Rubens Júnior em São Luís ganhou caminhos bem diferentes do que vinha sendo até a semana passada.

Nesta semana, teve início uma série de “atos” para dar visibilidade ao comunista, que ainda sofre com o desempenho fraco em pesquisas.

Vídeos mostrando Rubens quando criança ou outros apresentando um Rubens Júnior descolado e quase humorístico estão dentro dessa estratégia.

De olho

R$ 9,2 milhões é o valor que o governo do Maranhão pagou por respiradores por meio do Consórcio Nordeste e que nunca chegaram. Parte desse recurso, segundo a gestão estadual, já foi devolvida.

Diferente

A tentativa de dar mais visibilidade a Rubens Júnior esbarra na própria postura do pré-candidato, bem diferente do que os marqueteiros tentam passar ao eleitor.

No entanto, por enquanto, o Rubens Júnior que se apresenta (principalmente nas redes sociais e grupos de Whatsapp) não combinada com o jovem que é deputado federal pela segunda vez.

O tom de humor e de leveza contrasta com a figura séria idealizada para justificar os poucos anos que tinha quando se tornou deputado pela primeira vez.

E mais

- O deputado estadual e ex-governador do Maranhão, Arnaldo Melo (MDB), informou ontem que teve o celular clonado.

- Melo entra na lista de parlamentares como Eduardo Braide e Eliziane Gama (Cidadania) que também foram vítimas de clonagem.

- Assim como em outros casos, pelo número de Arnaldo Melo estavam pedindo ajuda financeira. A assessoria do deputado emitiu nota alertando para o golpe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.